Alexandre Magno
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) - por meio do seu Instituto de Computação -, realizam no próximo dia 04 de dezembro o 1° Hackathon em Pesquisa Clínica. A iniciativa conta com o apoio da Capes. O evento será realizado na Casa Firjan Botafogo, no período das 8h às 19h, no formato presencial. As inscrições devem ser feitas pelo link https://bit.ly/3URocqE até o dia 29/11. Limite de 25 vagas.
O 1° Hackathon em Pesquisa Clínica é voltado exclusivamente para os estudantes da UFF dos cursos de graduação em Ciência da Computação, Sistemas de Informação e Tecnologia em Sistemas Computacionais e da pós-graduação em Computação; e alunos do mestrado (acadêmico e profissional), doutorado e pós-doutorado do INI/Fiocruz.
Para participar do Hackathon, os alunos precisam fazer a inscrição no evento Saude Talks, promovido pela Firjan, e participar da oficina sobre Design Thinking. Para se inscrever no evento da Firjan acesse https://lets.4.events/saude-talks-C21655E13.
Os participantes do 1° Hackathon em Pesquisa Clínica competirão em cinco desafios diferentes, desenvolvendo tecnologias voltadas para resolução de problemas em Pesquisa Clínica. Os três primeiros colocados serão premiados. A participação será individual.
Os desafios do 1° Hackathon em Pesquisa Clínica são:
1) Má adesão ao tratamento das pessoas que vivem com HIV/aids
2) Lesão de pressão
3) Atividade Física
4) Redução dos desfechos desfavoráveis na gestação
5) Controle da Infecção oral em pacientes críticos.