• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

23/02/2023

INI leva a experiência das Boas Práticas Clínicas para Moçambique


Antonio Fuchs

A pesquisadora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Jennifer Braathen Salgueiro, esteve em Moçambique, nos dias 15 e 16 de fevereiro, como professora visitante do Instituto Nacional de Saúde (INS) ministrando o curso de formação para treinadores em Boas Práticas Clínicas (BPC), do inglês Good Clinical Practices (GCP). A capacitação buscou difundir e discutir pontos importantes e críticos em pesquisas clínicas, além de promover a troca de experiências entre os alunos, certificando 17 profissionais com diferentes níveis de conhecimento, de forma a ampliar a expertise em BPC no país africano.

Jennifer explicou que a viagem para Moçambique ocorreu por conta da iniciativa Difusão de um programa de formação em Boas Práticas Clínicas para profissionais que atuam em pesquisa clínica, visando a promoção de estudos clínicos locais, aprovada no projeto “Coopbrass - Rede de Pesquisa e Formação em Saúde: Cooperação Sul-Sul entre a Fiocruz e Instituições Moçambicanas”, proposto pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fundação. O Coopbrass pretende contribuir para a consolidação de redes de pesquisa já existentes e na formação de profissionais qualificados, seja no campo das doenças infecciosas, negligenciadas e emergências sanitárias ou no fortalecimento dos sistemas públicos de saúde locais.

“Uma das nossas metas neste projeto foi ofertar o curso presencial no INS para a formação de novos profissionais em Boas Práticas Clínicas. Para isto, contamos com professores do INI, da Fiocruz e externos, através de acesso virtual. Entre as questões que abordamos durante a capacitação estavam a ética em pesquisa, a importância da formação em BPC, o armazenamento de material biológico humano em biobanco para fins de pesquisa, entre outros pontos”, explicou Jennifer. Vale ressaltar que as Boas Práticas Clínicas visam assegurar, principalmente, que os direitos, a segurança e o bem-estar dos pacientes sejam sempre resguardados durante todo o processo de um ensaio clínico.

* (Fotos: Arquivo pessoal - Jennifer Salgueiro)

Voltar ao topoVoltar