• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

24/08/2018

INI na 25ª edição do Fiocruz Pra Você


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O INI marcou presença no Fiocruz Pra Você 2018 com dois estandes onde foram promovidas ações educativas e lúdicas durante a festa da vacinação promovida pela Fiocruz no dia 18 de agosto. Um total de 80 profissionais do INI cuidaram das atividades apresentadas pelos laboratórios de Pesquisa Clínica em DST e AIDS e Epidemiologia e Determinação Social da Saúde, e dos Serviços de Enfermagem e de Farmácia nos dois estandes na lateral do Castelo Mourisco.

No espaço destinado ao Diva Gina Show foi possível assistir aos vídeos das entrevistas do programa (também disponíveis no canal do INI no YouTube, em um ambiente preparado para dinâmicas interativas, seguidas de uma roda de conversa com as apresentadoras do programa, momento em que os profissionais do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e AIDS promoveram ações de conscientização contra as doenças sexualmente transmissíveis. “Trouxemos materiais informativos, distribuímos preservativos e divulgamos a testagem gratuita no trailer que fica estacionado toda quinta-feira no Parque Madureira. Nele todos aqueles que não querem ir até um posto de saúde podem fazer o teste rápido de HIV”, explicou o educador comunitário Josias da Silva Freitas.

Ao ser entrevistada no programa Diva Gina Show, a diretora do INI, Valdiléa Veloso, destacou o início da distribuição da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) no SUS, no início deste ano, como uma grande conquista, uma vez que o Brasil novamente está sendo pioneiro em disponibilizar o tratamento na rede pública. “A PrEP é maravilhosa e diversos países querem adota-la. Inclusive temos o ImPrEP, que é uma colaboração entre Brasil, México e Peru para expandir o uso da PrEP para essas localidades. Por fim, é importante salientar que, muito em breve quem vai fornecer o medicamento da PrEP para o Ministério da Saúde é a Fiocruz, através de Farmanguinhos”, afirmou.

Já o Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde buscou popularizar e difundir a ciência através da produção compartilhada de conhecimento e levou a dança circular e a pintura coletiva de uma mandala para as atividades no Fiocruz Pra Você. “Nós trabalhamos com a questão da epidemiologia clínica e social, trazendo um trabalho da promoção da saúde e mostrando como as práticas integrativas e complementares podem agregar e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, destacou a chefe do laboratório, Cláudia Souza.

A equipe do Serviço de Farmácia do INI levou até a população alguns dos medicamentos que são distribuídos gratuitamente para os pacientes do INI, explicando a finalidade de cada um deles. O destaque, conforme informou o farmacêutico e responsável pelo Serviço, Marcelo Santos, ficou por conta da Truvada, o medicamento adotado na PrEP, que é uma combinação farmacológica de duas substâncias ativas, a entricitabina (FTC) e o fumarato de tenofovir desoproxila (TDF).

Uma atividade para descobrir o conhecimento do público sobre o sarampo através de uma cruzadinha com perguntas básicas sobre a doença foi a forma encontrada pelos profissionais do Serviço de Enfermagem para orientar melhor a população. “Além disso, tivemos profissionais do Centro de Imunobiológicos Especiais (CRIE) explicando quem pode ou não receber a vacina do sarampo como, por exemplo, as grávidas, que não devem ser vacinadas neste período”, disse o coordenador da Educação Permanente do Serviço de Enfermagem, Renato França. Um manequim de treinamento com as vestimentas utilizadas na pandemia de 2014 contra o ebola, quando o INI foi o centro de referência no atendimento de casos suspeitos para a doença, ficou em exposição durante todo o dia e foi uma das grandes atrações para as crianças.

Fiocruz Pra Você 2018

A 25ª edição do Fiocruz Pra Você ofereceu gratuitamente as vacinas tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e de poliomielite para as crianças que passaram pelos campi de Manguinhos e do Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), na cidade do Rio de Janeiro, e no Palácio Itaboraí, em Petrópolis. Foram mais de 2.200 doses de imunizantes aplicadas em Manguinhos, 745 doses no campus de Farmanguinhos e 405 em Petrópolis. O evento foi parte das ações do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS) e, na Fiocruz, contou com diversas atividades culturais e o oferecimento de serviços de saúde para os visitantes da festa da vacinação.   

"O sarampo não fazia mais parte da realidade de nosso país desde 2016, ano em que recebemos a Certificação de Eliminação do Sarampo nas Américas pela da Organização Pan-Americana de Saúde [Opas]. Isso faz com que as pessoas não vejam a ameaça da doença, por isso é muito importante conscientizarmos a população sobre a importância da vacinação neste momento em que estamos vendo o aumento do número de casos de sarampo no Brasil. A vacina é um direito conquistado depois de muitos anos. Vacinar é um exercício de cidadania e um ato de amor, de proteção", esclareceu a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, durante a abertura do evento. "A Fiocruz está comprometida em fazer com que essa campanha de vacinação seja efetiva, reforçando essa mensagem em cada estado em que estamos presentes e nessa 25ª edição do Fiocruz Pra Você".

(Com informações da Agência Fiocruz de Notícias)

* Fotos: Antonio Fuchs e Mayara Marins

Voltar ao topoVoltar