Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal
Abelardo Araújo, pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções do INI/Fiocruz, participará do Websimpósio brasileiro de HTLV falando sobre o tema Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do HTLV: 2020 - desafios e perspectivas. Promovido pelo Ministério da Saúde, em 10 de novembro, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Vírus HTLV, o encontro virtual terá início às 9 horas e será transmitido pelo endereço http://mediacenter.aids.gov.br.
No websimpósio, Abelardo Araújo vai dissertar sobre mielopatia associada ao HTLV-1 (HAM). Durante o evento, o Ministério da Saúde lançará o Manual de Protocolos Clínicos e Diretrizes de Tratamento (PCDT) para o HTLV brasileiro, que contou com a participação do pesquisador do INI na revisão do capítulo sobre as manifestações neurológicas da doença.
Confira a programação completa na imagem abaixo.
Sobre o HTLV
A infecção causada pelo vírus T-linfotrópico humano (HTLV) atinge as células de defesa do organismo, os linfócitos T. O HTLV foi o primeiro retrovírus humano isolado (no início da década de 1980) e é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II.
A transmissão do HTLV ocorre por via sexual em relações desprotegidas (sem camisinha), pelo compartilhamento de seringas e agulhas, e da mãe para o recém-nascido (transmissão vertical), principalmente pelo aleitamento materno.
A maioria das pessoas infectadas pelo HTLV não apresentam sinais e sintomas durante toda a vida. O tratamento é direcionado de acordo com a doença relacionada ao HTLV. A pessoa deverá ser acompanhada nos serviços de saúde do SUS e, quando necessário, receber seguimento em serviços especializados para diagnóstico e tratamento precoce de doenças associadas ao HTLV. Saiba mais clicando aqui.
* Com informações do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais