Karina Burini
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) realizou o evento "INI de Portas Abertas" entre os dias 11 e 15 de março, marcando o início do Ano Acadêmico. Em sua terceira edição, o evento teve como propósito a troca de experiências entre alunos, professores e pesquisadores do Instituto e Instituições parceiras, premiação dos trabalhos de alunos incentivando a excelência acadêmica, além de compartilhar com a comunidade e potenciais alunos e alunas os conhecimentos gerados na instituição.
Durante o evento, foram conduzidas atividades presenciais e remotas, com a participação de docentes e alunos do INI. A pesquisadora e chefe do laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas (DFA) do INI/Fiocruz, Patrícia Brasil, ministrou a aula inaugural abordando o tema “Dengue, de novo?”, ressaltando a importância da instituição em relação às epidemias de dengue. Veja aqui.
A internacionalização do INI foi enfatizada, com a apresentação de experiências de docentes no exterior e discussões sobre possíveis colaborações com o professor e infectologista da Universidade de Lille, na França, Olivier Robineau.
O evento também abordou temas como pesquisa clínica, visando atrair interesse de jovens estudantes e promover a entrada de novos talentos no campo científico. Todas as atividades foram transmitidas ao vivo pelo canal oficial do INI no YouTube.
A coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Cláudia Valete, descreveu a terceira edição do evento como um sucesso, destacando a participação significativa de público, incluindo alunos e participantes externos.
“Tivemos a participação dos Coordenadores dos Mestrados Profissionais em Pesquisa Clínica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista e do Instituto Gonçalo Moniz da Fiocruz Bahia, apresentando os objetivos e funcionamento de seus respectivos mestrados profissionais e de seus alunos de mestrado e de pós-doutorado, que junto aos nossos alunos, apresentaram seus projetos de pesquisa. Este intercâmbio de informações foi excelente para trocar experiências, vendo o que há de semelhante e quais as diferenças entre os programas, possibilitando traçar metas de uma maior integração na coordenação dos cursos e na realização de projetos de pesquisa clínica em comum”
A formatura, realizada na sexta-feira, foi o ponto alto do evento, representando a conclusão bem-sucedida dos cursos e a celebração da comunidade do INI. Paulo Henrique da Costa Ferreira, servidor no INI/Fiocruz, formando de doutorado, foi orador da turma de doutorado e descreveu o evento como memorável para os alunos, em seu discurso, enfatizou o encerramento da jornada de estudo, aprendizado e esforço compartilhada ao longo dos anos.
“Hoje é o dia que ficará para sempre gravado em nossos corações. A jornada que começamos juntos há alguns anos chegou ao seu grandioso fim e é impossível não sentir uma mistura de emoções neste momento”
O orador também ressaltou as lições não apenas acadêmicas, mas também de vida, aprendidas com os orientadores e colegas, destacando a resiliência, a determinação diante dos obstáculos e o apoio mútuo nos momentos mais desafiadores do curso.
A diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, falou sobre a importância do pensamento crítico e do trabalho contínuo dos formandos para melhoria das Instituições de saúde “Que vocês levem com vocês tudo o que aprenderam aqui, nossa preocupação com o paciente, a humanização do nosso trabalho, a empatia e os valores dessa instituição que trabalha para o SUS e para o povo brasileiro, sempre buscando melhorar a qualidade de vida da nossa população”, afirmou.
O evento "INI de Portas Abertas" é uma oportunidade para abrir as portas do Instituto à comunidade e demonstrar o compromisso com a excelência acadêmica e o acolhimento aos participantes, consolidando assim a imagem do INI como uma família aberta a novos membros e colaboradores.