• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

04/04/2024

INI/Fiocruz apresentará Experiência Exitosa na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Reunião Técnica da SES-RJ


Karina Burini

O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP/INI) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) foi convidado pela Coordenação de Segurança do Paciente e Gestão de Risco da Superintendência de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde (SES-RJ) a apresentar sua "Experiência Exitosa na Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente em hospitais com leitos de UTI 2023" na próxima terça-feira (09/04), das 9h às 12h.

Durante a Reunião Técnica, o NSP/INI discutirá sua trajetória histórica, práticas consideradas exitosas e perspectivas futuras para a Segurança do Paciente.

Implantado em novembro de 2013, o NSP/INI estabelece ações para a Segurança do Paciente na instituição, tais como: realização de ações para gestão de riscos; melhoria contínua dos processos de cuidado e uso de tecnologias em saúde; implantação e gerenciamento dos Protocolos de Segurança do Paciente; desenvolvimento e acompanhamento de programas de capacitação em Segurança do Paciente; análise de dados sobre incidentes decorrentes do cuidado em saúde com reporte à ANVISA, dentre outras. Todas as atividades do NSP/INI são pautadas pelas normas e metodologias preconizadas pelas agências regulatórias nacionais e internacionais.

O NSP/INI trabalha em prol da melhoria contínua da segurança dos processos assistenciais, baseando-se em um trabalho integrado e regido pelo cuidado centrado no paciente. Esse esforço é sustentado por uma estrutura organizacional e desenvolvido por uma equipe qualificada, direcionada e comprometida diariamente com as ações voltadas para Qualidade e Segurança do Paciente na instituição. O diálogo entre as equipes multiprofissionais e o apoio institucional da alta gestão são fundamentais para o alcance e manutenção dos resultados junto à ANVISA.
 

Voltar ao topoVoltar