• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

06/02/2025

INI/Fiocruz e Fonatrans apresentam resultados de estudos clínicos e da primeira pesquisa sobre população trans negra


Julliana Reis | Ed. Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) encerra as celebrações do Dia Nacional da Visibilidade Trans deste ano com a apresentação dos resultados dos projetos HPTN 091 e Brilhar e Transcender (BeT), executados pelo Instituto; e com a apresentação da pesquisa inédita Travestilidades Negras: movimento social, ativismo e políticas públicas - realizada pelo Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans/RJ) em parceria com a Fiocruz Piauí.
 

A apresentação será nesta sexta-feira (07/02), a partir das 8h30, no Auditório do Museu da Vida - campus da Fiocruz, em Manguinhos no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Para assistir, clique.
 

Além dos resultados dos projetos e da pesquisa, será apresentado os dados dos atendimentos do Programa Justiça Itinerante que opera dentro da Fiocruz. 

A programação do evento contará também com mesas de debates, performance de artistas trans e negras, apresentação da cultura ballroom, além de espaço para expressões culturais como música, dança e poesia; e a presença de parlamentares e autoridades governamentais. 

Veja a programação completa aqui.

Projetos HPTN 091 e BeT – Foram dois estudos mais recentes que o INI conduziu com a população das travestis e mulheres trans, nos quais as representantes da população dos dois projetos atuaram como educadoras. Embora com focos diferentes, os estudos buscaram promover a saúde das participantes, numa abordagem mais ampla, e mostraram, com evidências, a importância da educação por pares. 

Travestilidades Negras: movimento social, ativismo e políticas públicas Trata-se de um estudo pioneiro realizado pela Fonatrans em parceria com a Fiocruz Piauí, com o objetivo de evidenciar as diferenças no acesso às políticas públicas da população trans (travestis e transgêneros) negra no Brasil. 

Leia ou baixe a pesquisa aqui.

Justiça Itinerante na Fiocruz – O programa é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro para atender as demandas judiciais da população, incluindo a retificação da certidão de nascimento de pessoas trans. Na Fiocruz, o programa é desenvolvido pelo INI em parceria coma Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz)

  • Texto com a programação do evento Visibilidade Trans que acontece o dia 07 de fevereiro, a partir das 8h30, no Museu da Vida.

Voltar ao topoVoltar