• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

19/12/2024

INI/Fiocruz e SMS/RJ formam especialistas em Vigilância em Saúde


Alexandre Magno

O Curso de Especialização em Vigilância em Saúde, oferecido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ),  formou 29 especialistas. A formação, com 520 horas (um pouco mais de 12 meses de aulas), foi direcionada para os profissionais de nível superior atuando na SMS/RJ, tendo como foco a vigilância e o uso da Epidemiologia para o controle de doenças e agravos, transmissíveis e não transmissíveis. A solenidade de conclusão do curso ocorreu no auditório do INI, situado no campus da Fiocruz em Manguinhos no Rio, no dia 17 de dezembro.

O curso foi coordenado pela médica e chefe do Serviço de Vigilância em Saúde do INI (SEVS), Mayumi Wakimoto; e Margarete Tavares, servidora do SEVS. A formação proporcionou atualização qualificada e prática aos profissionais para o enfrentamento dos desafios da saúde pública.  "Nós tivemos a oportunidade de elaborar um curso do jeito que queríamos, investindo em apoio metodológico e conteúdo de qualidade, e aproveitando ao máximo os especialistas que temos aqui no INI", destacou Mayumi.

O encerramento contou com a presença da pesquisadora e diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, que destacou a importância da parceria entre as instituições e parabenizou a equipe de coordenação do curso pela dedicação e profissionalismo. "É importante investir na formação dos profissionais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)". A diretora destacou ainda que é uma das missões do INI contribuir para qualificar a vigilância no município carioca.

A superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, celebrou a parceria com o INI e os resultados alcançados com o curso. Ela destacou o apoio da gestão municipal, que permitiu superar desafios como a pandemia de covid-19 e investir em qualificação profissional. A superintendente projetou um futuro promissor para os participantes, acreditando que os conhecimentos adquiridos impulsionarão o crescimento pessoal e profissional, além de fortalecer a vigilância em saúde na cidade.

A Coordenadora Geral de Pós-graduação Lato sensu da Fiocruz, Mariana Souza, ao destacar a importância da parceria com o município, ressaltou a necessidade de uma formação contínua e adaptada às demandas locais. Ao convidar a todos para novas oportunidades de qualificação, Mariana reforçou o compromisso da Fiocruz em oferecer uma educação de qualidade e acessível "Há outros tipos de ofertas, como cursos menores, outras qualificações, mestrados e doutorados. Que vocês possam sempre ver na Fiocruz uma parceira de formação". A coordenadora finalizou sua fala agradecendo à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) pela confiança em convidar o INI/Fiocruz para essa parceria, e aos alunos, por se inscreverem e acreditarem no trabalho oferecido no curso.

A Vice-diretora de Ensino do INI, Suzy Sant'anna, parabenizou os participantes pela proatividade ao longo do curso “Foi ótimo durante todo esse período, vocês toparam o desafio de colocar em prática tudo que vocês aprenderam,". Suzy também agradeceu a toda a equipe envolvida no curso, incluindo coordenadores, docentes, orientadores e banca examinadora "Parabenizar também toda a equipe, os coordenadores, os docentes, os orientadores e a banca examinadora. Vocês foram fantásticos, foi um desafio colocar 17 projetos durante esse ano".

Os alunos têm agora 60 dias para entregar o seu TCC.

  • Foto com cerca de 30 pessoas num auditório. São os alunos, professores e coordenadores do Curso de Vigilância em Saúde do INI e da SMS/RJ. Foto: Karina Burini
  • Mesa de encerramento do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde do INI/Fiocruz e da SMS/RJ. Na mesa:  coordenadora Geral de Pós-graduação Lato sensu da Fiocruz, Mariana Souza; diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso; superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Dra. Gislene Mateus. Foto: Karina Burini
  • Foto com duas mulheres. A primeira é a Dra. Mayumi Wakamoto. Ela segura fala ao microfone. Ela tem cabelos escuros até os ombros e veste um blaser preto. A segunda mulher é a diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso. Ela é branca, com cabelos curtos e loiros. Ela veste uma camisa verde.
  • Superintendente de Vigilância em Saúde, Dra. Gislene Mateus; vice-diretora do Ensino do INI, Dra. Suze Sant´Anna; e chefe do SEVS do INI e coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública do INI e da SMS/RJ, Dra. Mayumi Wakamoto. Foto: Karina Burini
  • Diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso; superintendente de Vigilância em Saúde, Dra. Gislene Mateus; vice-diretora do Ensino do INI, Dra. Suze Sant´Anna; e chefe do SEVS do INI e coordenadora do Curso de Especialização em Saúde Pública do INI e da SMS/RJ, Dra. Mayumi Wakamoto. Foto: Karina Burini
  • Mesa de encerramento do CursCoordenadora Geral de Pós-graduação Lato sensu da Fiocruz, Mariana Souza; diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso.
  • Mesa de encerramento do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde do INI/Fiocruz e da SMS/RJ. Na mesa:  coordenadora Geral de Pós-graduação Lato sensu da Fiocruz, Mariana Souza; diretora do INI, Dra. Valdiléa Veloso; superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Dra. Gislene Mateus; vice-diretora do Ensino do INI, Dra. Suze Sant´Anna; e chefe do SEVS do INI e coordenadora do Curso, Dra. Mayumi Wakamoto
  • Foto com cerca de 20 pessoas, entre homens e mulheres de idades variadas em pé na escadaria do Castelo Mourisco da Fiocruz. São alunos e professores do Curso de Especialização em Vigilância em Saúde. Foto: Karina Burini

Voltar ao topoVoltar