• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

31/10/2023

INI/Fiocruz fica entre os 10 melhores trabalhos científicos em Hemoterapia do HEMO2023


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) esteve entre os 10 melhores trabalhos científicos em Hemoterapia selecionados para apresentação oral no Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (HEMO), organizado pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). O evento, conhecido como o maior do hemisfério sul, foi realizado entre os dias 25 a 28 de outubro, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.

Alex Mendonça, enfermeiro e aluno do Mestrado Profissional em Pesquisa Clínica do INI, apresentou a pesquisa Auditoria do Processo Transfusional após Ferramenta de Business Intelligence na Gestão da Hemovigilância no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas. O estudo tem a orientação de Alexandre Vizzoni, chefe da Agência Transfusional e co-orientação de Daniela Palheiro, médica hematologista e hemoterapeuta do INI.

O trabalho analisou 6.303 auditorias de transfusões no INI entre os anos de 2021 e 2023, para a avaliação das conformidades dos processos de transfusão do Instituto. A plataforma de pesquisa clínica RedCap e software operacional de hemoterapia foi escolhida para o método automatizado do estudo que analisou os dados de transfusões e pode ajudar a melhorar a conformidade dos processos de transfusão. Eles identificaram parâmetros importantes para as transfusões e desenvolveram um método para automatizar a análise desses dados. Os resultados foram excelentes, com um aumento da conformidade de 88,2% para 99% no processo transfusional, o que traz uma perspectiva de melhorias e inovações neste campo da pesquisa em saúde. “O trabalho traz uma visibilidade incrível para o nosso INI. Já estão perguntando se ele está disponível para outras instituições, tamanho o impacto de referência tecnológica ”, afirmou Alex. Veja aqui apresentação que Alex fez no Hemo2023.

Voltar ao topoVoltar