• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

15/09/2023

INI/Fiocruz marca presença no Infecto2023


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) participa do XXIIIº Congresso Brasileiro de Infectologia (Infecto2023). O evento começa nesta terça-feira (19/09) em Salvador (BA) e termina na sexta (22/09).  Organizado pela Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), por meio da Sociedade Baiana de Infectologia (SBAI), espera reunir mais de 3 mil participantes das áreas de gastroenterologistas, intensivistas, hepatologistas, clínicos gerais, infectologistas, pediatras, ginecologistas, estudantes de medicina e outras especialidades.

A participação do INI no evento será marcada pela participação dos seus pesquisadores e pesquisadoras em apresentações, mesas-redondas e conferências. O INI terá estande na área de exposição, onde serão distribuídos materiais e kits com informações institucionais e os programas de Pós-Gradução Stricto sensu e Lato sensu do Instituto.

Entre os pesquisadores e pesquisadoras do INI, palestrantes, estão confirmadas as participações da diretora, Valdiléa Veloso; da chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids), Beatriz Grinsztejn; do vice-diretor de Serviços Clínicos, Estevão Portela. Ao todo seis pesquisadores do instituto se dividirão em 20 eventos durante o Congresso entre apresentações, coordenação de mesa e conferências.

Foram também selecionados dois trabalhos científicos do INI. O primeiro para  apresentação oral, com o tema: Infecções sexualmente transmissíveis (IST) entre homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres trans (TMT) em uso de profilaxia pré-exposição para HIV (PrEP) no Brasil; e o segundo um pôster comentado, com o título: Características sociodemográficas, clínicas e laboratoriais de indivíduos diagnosticados com infecção viral aguda e recente (IVA) pelo HIV no Rio de Janeiro, Brasil. Os dois trabalhos serão apresentados pela infectologista e pesquisadora do INI, Mayara Secco.

Os dois trabalhos contam com a participação da diretora Valdiléa Veloso; da chefe do LapClin Aids, Beatriz Grinsztejn, da pesquisadora Sandra Wagner, e demais pesquisadores que integram o grupo de estudo do Projeto ImPrEP.

Clique aqui para ver a programação dos pesquisadores e pesquisadoras do INI no Infecto 2023.

Clique aqui para ver a programação da apresentação dos dois trabalhos científicos do INI aprovados no Infecto 2023.

A programação do Congresso inclui ainda discussões sobre o covid-19; epidemias emergentes, dentre elas a MPOX; temas tradicionais da Infectologia, como aids; resistência bacteriana; imunização e doenças tropicais, entre outros.

A presidente do Infecto2023, Miralba da Silva, falou em sua carta de boas-vidas sobre a organização do evento “Estamos trabalhando para fazer um evento bastante enriquecedor e de alto nível científico. A Comissão Científica está empenhada e já confirmou alguns convidados nacionais e internacionais com expertise diferenciada em determinadas áreas para abrilhantar o nosso encontro.”

O presidente da SBI, Alberto Chebabo, falou sobre a importância de um evento como esse para a área “A Infectologia, mais do que nunca, se mostra uma especialidade que atrai a todos, com temas sempre atuais e de grande importância.”

Clique aqui para ver a programação completa do Infecto2023.

Voltar ao topoVoltar