Alexandre Magno
Os pesquisadores e pesquisadoras do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) estarão presentes na 25th International AIDS Conferency – Conferência Internacional de Aids (AIDS 2024), que acontece na cidade alemã de Munique, de 22 a 26 de julho. O evento é organizado pela International Aids Society (IAS) e reúne, cientistas, gestores, ativistas e representantes das maiores instituições de pesquisa que trabalham com o tema HIV/aids.
Nesta edição do evento, o Instituto está representado em 49 trabalhos científicos que contam com a participação dos seus pesquisadores e pesquisadoras, sendo 13 sessões científicas (incluindo os eventos pré-conferência), 05 apresentações de resumos orais (pôsteres), e 28 pôsteres e 03 e-pôsteres, sobre temas relacionados ao HIV/aids, tuberculose, hepatites virais e mpox, entre outros. Além disso, a diretora do INI, Valdiléa Veloso e a chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids), Beatriz Grinsztejn, integram a equipe da comissão organizadora do evento.
O Instituto também estará presente no espaço de exposições da Conferência, juntamente com Farmanguinho e Biomanguinhos. A Fiocruz pela primeira vez terá um estande no evento e será representada pelas três unidades.
O INI é o organizador do Simpósio Satélite Building on evidence to foster person-centred PrEP services: The ImPrEP experience (Promovendo abordagens centradas nas pessoas para a oferta de PrEP: a experiência do Projeto ImPrEP), no dia 23/03, às 07h (02h da madrugada no horário de Brasília).
A abertura do simpósio será feita pela diretora do INI, Valdiléa Veloso, juntamente com o diretor do diretor do Departamento de HIV/AIDS, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde, Draurio Barreira; e contará com apresentações dos pesquisadores do INI, Lucilene de Freitas, Mayara Secco, Thiago Torres e Cristina Pimenta; e do médico vice-rector de Investigación da Universidad Peruana Cayetano Heredia, Carlos Cárceres.
No Global Village, espaço da Conferência dedicado aos trabalhos das comunidades e dos ativistas, o educador comunitário do INI, Toni Araújo, vive a personagem PrePina Blue, uma dona de casa que enquanto cozinha, conversa com seus convidados sobre saúde. Trata-se de um talk show em vídeo para disseminar informações sobre prevenção combinada e tratamento do HIV, assim como outras ISTs. Com linguagem simples e acessível e muito humor, os entrevistados são pesquisadores, profissionais de saúde e influenciadores digitais com atuação nas comunidades periféricas da região metropolitana do Rio de Janeiro.
Acesse aqui a programação completa com a participação dos pesquisadores e pesquisadoras do INI..
Baixe aqui a programação das Sessões, Oral Abstract e Posteres
Dra. Beatriz Grinsztejn assume a presidência da IAS
Este ano a Conferência Internacional de Aids tem um motivo especial de orgulho para toda a comunidade científica do Brasil e de toda a América Latina. Pela primeira vez, a presidência da IAS será exercida por uma cientista brasileira: a médica infectologista e pesquisadora do INI, Beatriz Grinsztejn - responsável pelo LapClin Aids. Dra. Grinsztejn é um dos expoentes globais em estudos clínicos sobre o HIV. Ela vai suceder a pesquisadora australiana Dra. Sharon Lewin, assumindo a presidência para o biênio 2024-2026.
Desde 1988, quando a IAS foi criada, a presidência da Sociedade tem sido ocupada pelos mais destacados e destacadas cientistas que investigam o HIV/aids, como a pesquisadora francesa Dra. Françoise Barré-Sinoussi (Instituto Pasteur) - que descobriu o HIV em 1983 - e presidiu a IAS no biênio 2012-2014.