• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

29/01/2025

INI/Fiocruz promove atividades em celebração ao Dia Nacional da Visibilidade Trans


Julliana Reis | Ed. Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) dá início as atividades que marcam o Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, com o evento  Oficina Transcrições, na próxima sexta-feira (31/01), a partir das 13h, no Auditório do Pavilhão de Ensino do INI/Fiocruz, realizado pela equipe de Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids) do Instituto. 

Na programação da Oficina Transcrições, no dia 31, será também lançado um novo episódio da série Cozinhando com PrEPina Blue, que utiliza o humor e a linguagem simples para promover a saúde e a prevenção de doenças infecciosas. Neste episódio será abordado a mpox.  

No dia 07 de fevereiro, haverá um novo evento de carácter científico com apresentação dos resultados da pesquisa Travestilidades Negras e dos projetos HPTN 091 e Brilhar e Transcender (BeT).

A abertura da Oficina Transcrições será feita com apresentação da artista Negrynni Venture, seguida pela apresentação do arte-educador, Arthur Chaves que falará sobre  Arte como Reflexo da Resistência, conectando as vivências trans à expressão artística.

A programação segue com apresentação de vídeo retrospectivo, mediado pela equipe de Educação Comunitária do LapClin Aids, com apresentações de Alessandra Salazary; Vitória Françoise cuja apresentação artística  encerrará o evento às 15h45.  Veja programação completa aqui.

A Oficina Transcrições é organizada pelo Coletivo Transcrições que promove regularmente eventos e oficinas que combinam atividades lúdicas, culturais, educativas e de acolhimento que buscam promover o acesso à saúde e aos direitos da população trans.

  • Programação do evento em um cartaz colorido com o fundo verde e a lateral com as cores da bandeira trans e um punho levantado. Trazendo a programação completa do evento: 13h - show de abertura de Negrynni Venture. Às 13h10, Arthur Chaves apresenta "Arte como Reflexo da Resistência; às 14h15, tem o painel "Transcrições" com  vídeo educativo; às 14h40 show de Alessandra Salazary; às 15h, novo episódio da série "Cozinhando com PrEPina Blue", falando sobre mpox; às 15h45  Vitória Françoise encerra o evento.

Voltar ao topoVoltar