• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

25/03/2024

INI/Fiocruz realiza campanha de doação de sangue para o Hemorio


Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) - com o apoio do Hemorio e da Associação de Servidores da Fiocruz (Asfoc-SN) - realiza nos dias 11 e 12 de abril, entre 10h e 15h, campanha de doação de sangue, em comemoração ao Dia do Infectologista (11/04). A ação acontece no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro. A meta é atingir 100 cadastros por dia. O evento é uma iniciativa da Direção do INI, sendo organizado pelos profissionais do Serviço Social, Enfermagem e Hemoterapia do Instituto.

“O objetivo da campanha é estimular a cultura da doação de sangue em nossa comunidade”, explica a médica Daniela Palheiro, hematologista e hematoterapeuta da agência transfusional do  INI, e uma das coordenadoras da campanha. Ela conta que as bolsas de sangue arrecadadas servirão para recompor o estoque do Hemorio – que abastece a maior parte da hemorrede pública de saúde do Rio de Janeiro.

Este é o terceiro ano que o INI realiza esta campanha. E este ano para estimular os potenciais voluntários, além de brindes, no primeiro dia (11/04), haverá apresentação do Coral da Fiocruz às 12h40.

Daniela reforça que a doação de sangue é um ato de altruísmo e cidadania e ajuda a salvar vidas, “cada bolsa de sangue coletada tem em torno de 400 ml e pode ajudar a salvar até quatro vidas”.

A médica destaca ainda que o sangue é insubstituível e crucial para a recuperação de pacientes graves ou críticos. “O nosso Centro Hospitalar, por exemplo, consome em média 165 bolsas de hemácias por mês. No Rio de Janeiro, são vários hospitais e centros de saúde que contam com a solidariedade das pessoas”.

Para doar sangue, a pessoa precisar estar saudável e ter entre 16 e 69 anos de idade, com peso mínimo de 50 kg. Jovens com idade abaixo de 18 anos necessitam de autorização de um responsável legal para se candidatarem. O formulário para autorização pode ser obtido no site: www.hemorio.rj.gov.br. Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos. É obrigatória a apresentação de documento de identificação oficial com foto no momento da doação.

Cabe destacar que a pessoa não pode estar em jejum para fazer a doação. Deve-se apenas evitar comer comidas muito gordurosas pelo menos até 4 horas antes e evitar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação. A menstruação não é contraindicação para a doação. Para mais informações sobre as condições para doação de sangue consulte os anexos I, II III e IV da portaria n° 158, de 04/02/2016.  https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2016/prt0158_04_02_2016.html

Daniela faz um convite a todas a pessoas. “A doação pode salvar vidas e fazer uma diferença significativa na jornada de recuperação de muitos pacientes. Por isso, sua participação é fundamental para o sucesso desta campanha e para o fortalecimento dos laços de solidariedade e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS). Participe!”.

Voltar ao topoVoltar