• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

27/09/2023

INI/Fiocruz realiza Ciclo de Palestras  em homenagem à Dra. Léa Camillo-Coura


Estagiária: Bárbara Clara | Ed. Alexandre Magno

O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) retoma na próxima quarta-feira (04/10), a partir das 8h30h, seu Ciclo de Palestras Anual sobre Ética em Pesquisa em Seres Humanos, que passa a se chamar Ciclo de Palestras Professora Doutora Léa Ferreira Camillo-Coura, em homenagem a pesquisadora e ex-coordenadora do CEP do INI, Léa Camillo-Coura - Pesquisadora Emérita da Fiocruz e do CNPq - por sua contribuição à saúde pública no país, na área de doença infecciosas e parasitárias e em especial por sua contribuição ao CEP do INI, como coordenadora por mais de 20 anos. O evento será presencial no auditório do Pavilhão de Ensino, na sede do Instituto no campus da Fiocruz em Manguinhos no Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do INI, clique aqui

O Ciclo tem como objetivo divulgar e atualizar os aspectos éticos na pesquisa clínica envolvendo seres humanos por meio de diversas palestras que ocorrerão durante o dia. O evento é voltado para os membros de Comitês de Ética em Pesquisa; membros da Comunidade Científica; e membros docentes e discentes de cursos de pós-graduação  da Fiocruz. A atividade acontecerá no Auditório do Pavilhão de Ensino do Instituto, com transmissão ao vivo pelo YouTube. Assista Aqui. Para participar, não é necessária inscrição prévia. 

Para conhecer a programação completa, clique aqui.

Para acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do INI, clique aqui.

Dra. Léa Ferreira Camillo-Coura – Médica, Pesquisadora Emérita da Fiocruz e do CNPq, foi uma das principais especialistas em doenças infecciosas e parasitárias do Brasil. Seu trabalho contribuiu para que a especialidade fosse reconhecida e valorizada no contexto da saúde pública. Terminou sua graduação em medicina em 1957, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se tornou doutora em livre-docência pela mesma universidade. Em sua longa trajetória na área de ensino e pesquisa, foi professora-emérita da UFRJ, membro emérito da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Medicina Militar, sendo a primeira mulher a assumir a presidência da Academia. Ela foi também uma das fundadoras da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) e participou de diversas  sociedades e associações. Em 2008, recebeu do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva a mais importante condecoração na área científica e tecnológica do país, a Ordem do Mérito Científico, na classe Comendador, devido a suas contribuições à ciência e à tecnologia. Dra. Léa, coordenou o CEP do INI por mais de 20 anos. Para conhecer mais sobre a extensa e destacada trajetória da pesquisadora na saúde pública e no ensino, clique aqui.

  • Foto da pesquisadora emérita Dra. Léa Camilo-Couro. Ela veste um blaze vermelho, com uma camisa branca por debaixo do blaze. Ela usa óculos e aparenta ter por volta de 70 anos. Ela está sorrindo.

Voltar ao topoVoltar