• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

02/06/2022

Líder técnica da OMS para Covid-19 conhece Centro Hospitalar do INI/Fiocruz


Alexandre Magno

Em visita à Fiocruz na última sexta-feira (6/5), a líder técnica da Organização Mundial de Saúde para Covid-19, Maria Van Kerkhove, terminou sua visita ao campus da Fundação, conhecendo as instalações do Centro Hospitalar Covid-19, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). A comitiva que integrou a visita, era formada por técnicos e gestores do Ministério da Saúde e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS)

A comitiva foi recepcionada pela vice-diretora de Administração, Solange Siqueira e pelo vice-diretor de Ensino, Mauro Brandão. O complexo hospitalar foi apresentado aos visitantes pelo coordenador de pacientes internados André Japiassú e pela infectologista Paula Reges. Japiassú falou sobre a história do Hospital Evandro Chagas e sobre a construção do Centro Hospitalar, pronto em apenas sete semanas para receber pacientes de covid-19 em 2020. Ele apresentou as instalações do Centro e informou que até o momento, já foram registradas mais de 5 mil internações, sendo que 70% dos pacientes precisaram de internação em UTI. O médico enumerou ainda as diversas ações de colaboração, como o projeto internacional Cuida Chagas, que faz o mapeamento e vigilância na América Latina da doença de Chagas, e o Solidarity com a OMS.

Ao final da visita ao Centro Hospitalar, Maria perguntou aos pesquisadores sobre os desafios de manter esses esforços, sobre como acham ser viável expandir essas ações para além do enfrentamento da covid-19, considerando o surgimento de novos patógenos e declarou: “Eu vi respostas para minhas perguntas: agilidade, flexibilidade, investimentos significativos e comprometimento em continuar com esse trabalho não só para covid-19, mas com qualquer desafio que passe pela porta de vocês. Esse comprometimento é muito claro e nós (OMS) estamos aqui para apoiá-los em qualquer coisa que precisem para garantir que continuem. Por favor, mantenham seus esforços, mantenham-se seguros”. 

A representante da OPAS/OMS no Brasil, Socorro Gross - pela primeira vez no Centro Hospitalar -, se disse impressionada com as instalações e a rapidez com que o local foi construído. “É incrível o trabalho de vocês. Aqui há tudo para tratar não só da covid-19, mas qualquer outra doença. Além de ser um local de desenvolvimento de pesquisa em saúde.  Esse hospital, portanto, é um patrimônio para o SUS e para o Brasil”. Ao falar da Fiocruz, como um todo, a representante da OPAS destacou a complexidade e a rapidez da instituição no desenvolvimento da pesquisa e da ciência para o bem-estar da população em uma pandemia. “Esse não é um trabalho simples, mas todos vocês da Fiocruz fizeram isso. Todos esses resultados foram importantes aqui, mas também para as américas. Diante de tudo isso, continuamos nossas parcerias”, finalizou.

A presidente Nísia Trindade, ao finalizar a visita da comitiva ao Centro Hospitalar, destacou e reforçou a ideia de uma só saúde, “O dia de hoje mostra uma só Fiocruz. Estamos aqui com saúde porque estarmos vacinados. O trabalho do INI contribui para o aperfeiçoamento clínico, para o estudo “Solidarity” com os medicamentos contra a Covid-19, aqui também formamos pessoas, como um grande centro de formação para o SUS”, finalizou.  

Comitivas

Além de Maria Kerkhov e Socorro Gross, estavam presentes na comitiva da Opas Jairo Mendes, líder Técnico para Doenças Infecciosas Virais; Maria Almiron, coordenadora da Unidade Técnica de Vigilância, Preparação e Resposta às Emergências e Desastres no Brasil; e os consultores nacionais para Emergências Rodrigo Said, Rodrigo Frutuoso, Ghabriela Boitrago, Katia Uchimura, Octávio Fernandes, Ho Yeh Li e André Siqueira. Pelo Ministério da Saúde, Thiago Guedes, coordenador-geral de Laboratórios de Saúde Pública, e os consultores técnicos da Coordenação-Geral de Laboratórios de Saúde Pública, Emerson Araújo, Vitor Henrique Lima e Lívia Ferreira, e ainda Sarah Fernandes Bayma, da assessoria de Assuntos Internacionais em Saúde.

Com informações do texto de Ana Paula Blower e Ciro Oiticica, publicada Agência Fiocruz de Notícias.

Para saber mais sobre a visita da Maria Kerkhove ao campus da Fiocruz, acesse: Portal Fiocruz de Notícias https://bit.ly/3FMGJvC

Voltar ao topoVoltar