Karina Burini
O Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia Infecciosa (LapClin-Derm) do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com o Laboratório de Micologia e Parasitologia do Hôpital Saint-Louis de Paris, concretizou uma significativa colaboração internacional culminando na publicação de um artigo de destaque na renomada revista Medical Mycology.
Intitulado "Development and validation of a new quantitative reverse transcription PCR assay for the diagnosis of human sporotrichosis", o artigo é o resultado direto do projeto de pesquisa intitulado "Proposta para melhoria do diagnóstico laboratorial das micoses endêmicas na América Latina," sob a coordenação da pesquisadora Priscila Marques de Macedo, LapClin-Derm do INI/Fiocruz, que contou também com a contribuição de pesquisadores do Institut Pasteur de Paris e do Laboratório de Micologia do INI/Fiocruz.
O objetivo central deste projeto é promover avanços e aprimoramentos no diagnóstico de doenças fúngicas negligenciadas e endêmicas em território brasileiro e nos demais países latino-americanos. A abordagem principal foca em metodologias moleculares que visam acelerar o diagnóstico dessas enfermidades.
Priscila Marques de Macedo, pesquisadora do INI/Fiocruz, dedicou seis meses, entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, às atividades de análise de amostras clínicas de pacientes do INI/Fiocruz no Hôpital Saint-Louis de Paris. A instituição francesa é amplamente reconhecida nas áreas da dermatologia e da micologia, solidificando assim a base da parceria.
A realização desse trabalho foi apoiada fundamentalmente pela direção do INI. O trabalho também foi selecionado para apresentação em forma de pôster no 11º Trends in Medical Mycology, marcado para ocorrer entre os dias 20 e 23 de outubro em Atenas, Grécia. Esse congresso é uma referência consolidada na comunidade europeia de Micologia Médica, oferecendo uma plataforma de grande visibilidade para os trabalhos científicos apresentados.