Karina Burini | Ed. Alexandre Magno
O INI/Fiocruz recruta voluntários maiores de 18 anos que tenham sido diagnosticados com covid-19 e desenvolveram, no período de 14 à 365 dias, sequelas pós-covid-19, como fadiga, insônia, abuso de álcool, depressão, ansiedade e estresse. O estudo será feito pela pesquisadora Barbara Scangarelli do Laboratório de Pesquisa Clínica de Doenças Febris Aguda (LapClin DFA)e tem como objetivo avaliar a eficácia da prática integrativa mindfulness no tratamento dessas sequelas.
Os participantes do estudo receberão práticas de mindfulness por meio da audição, sendo que 50% dos voluntários receberão o tratamento mindfulness e a outra metade serão o controle, recebendo um acolhimento. É importante ressaltar que os voluntários não devem ter restrições auditivas ou tecnológicas, já que a prática é feita por áudios enviados pelo aplicativo de mensagens Whatsapp. A previsão é que logo o estudo acabe, o grupo controle receberá a intervenção.
Os candidatos interessados em participar desse estudo clínico devem enviar e-mail para mindcov.fiocruz@gmail.com; ou mensagem pelo Whatsapp para o número (21) 97204-0487; para agendar até final de junho em algum dos três centros de saúde abaixo, de acordo com a escolha do candidato:
1 - INI/Fiocruz,
2 - Centro de Saúde Waldyr Franco, em Bangu
3 - Centro de Saúde de Niterói.
Esse estudo clínico tem o potencial de trazer avanços significativos na compreensão do uso da prática integrativa mindfulness no tratamento das sequelas pós-covid-19. Os pesquisadores convidam a comunidade a se envolver nesta pesquisa e ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas que enfrentam esses desafios.
Serviço
Estudo Clínico do uso da técnica Mindfulness para pacientes pós-COVID-19
E-mail: mindcov.fiocruz@gmail.com
WhatsApp: (21) 97204-0487, para agendamento.