• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

24/11/2023

INI recebe Prêmio Amigo do Meio Ambiente


Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), por meio do Centro Hospitalar, recebeu o Prêmio Amigo do Meio Ambiente (PAMA), concedido anualmente pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo às organizações de saúde que se destacam por iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade. A cerimônia de premiação ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro durante o Seminário Hospitais Saudáveis, em São Paulo, no Centro de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. A servidora e chefe da Gerência de Resíduos e Sustentabilidade do INI, Mara Ribeiro, recebeu o prêmio e representou o Instituto no evento.

O INI concorreu no quesito Resíduos tendo como referência o Centro Hospitalar (CH) e foi premiado com o trabalho: Aplicação de ferramenta de coleta eletrônica de dados e Tecnologia de Business Intelligence no aprimoramento das práticas relacionadas ao Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde no Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI/FIOCRUZ, tendo com autores: Alessandra Cananéa, Alex Mendonça, Daniel Carvalho, Everton Siqueira, Lucas Passamonti, Mara Ribeiro, Márcia Martins, Pablo Quesado, Pedro Caccavo e Vânia Garrido.

O INI concorreu com 105 projetos de 12 estados, ficando entre os 15 melhores. Mara conta que o PAMA além de reconhecer o mérito das melhores iniciativas de proteção ao meio ambiente e de sustentabilidade, visa também estimular os profissionais e dirigentes no âmbito do SUS a tornar perene a cultura da preservação. “A ideia é provocar esses profissionais a desenvolverem uma cultura perene de preservação ambiental em suas organizações, adotando soluções mais efetivas e ecologicamente sustentáveis”.

O Prêmio é concedido anualmente, as organizações públicas ou privadas que prestam serviços de saúde no âmbito do SUS em todo o Brasil e que enviam através de relatório descritivo suas iniciativas realizadas, contendo resultados concretos e descrevendo o impacto socioambiental positivo de suas atividades no quesito em que concorreu.

A Assessoria de Comunicação do INI, conversou com a chefe do Serviço de Gerenciamento de Resíduos e Sustentabilidade do INI, Mara Ribeiro.

Como vocês chegaram até ao Pama 2023?

Em 2022, a Gerencia de Resíduos e Sustentabilidade participou do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) - no quesito Desafio Resíduos ciclo 2021/2022 - , e conquistou para o Centro Hospitalar  o certificado de participação no PHS. Esta conquista, permitiu nossa entrada nos demais projetos e desafios propostos pelo PHS, e a partir daí a conquista da premiação com reconhecimento significativos e inéditos para o INI:

O Titulo do trabalho premiado foi: Aplicação de ferramenta de coleta eletrônica de dados e Tecnologia de Business Intelligence no aprimoramento das práticas relacionadas ao Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde no Centro Hospitalar do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – INI/FIOCRUZ.

Dentre os 105 projetos em instituições de saúde de todo Brasil a disputarem o prêmio - somente 15 selecionadas - o Centro Hospitalar INI se destacou.

E a seleção de 2 pôsteres pra apresentação on-line no Pré-Seminário do PHS 2023, ocorrido nos dias 9 e 10 de novembro:

  • Uso de plataforma de pesquisa clínica associada a ferramenta de Business Intelligence para melhoria da Qualidade na Gestão de Resíduos no Centro Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas - Desenvolvido pela Gerência de Resíduos e equipe de Gestão de Projetos e Processos do Centro Hospitalar; e
  • Gerenciamento de estoque de medicamentos visando a redução do descarte em um hospital de infectologia - Desenvolvido pela Gerencia de Resíduos e o Serviço de Farmácia, através da Vanessa Gama.

Quais são os principais pontos fortes do processo da Gerência de Resíduos aqui no INI?

A parceria dos setores envolvidos na operação e controle dos resíduos bem como todos os geradores dos mesmos pois são eles os responsáveis. Outro ponto fundamental é o apoio da Direção do Instituto, em especial, da nossa Vice-Direção de Gestão em todos nossos processos.

Quais seriam pontos que ainda precisamos melhorar?

Já caminhamos muito no quesito gerenciamento de resíduos. Agora precisamos avançar ainda mais na sensibilização dos colaboradores em fazer descarte seguro e consciente e entender a importância do tema. Por isso temos oferecido inúmeros treinamentos, a fim de caminhar para a melhoria que desejamos.

O que você destacaria de ações e/ou procedimentos que levaram o INI a receber este prêmio?

Eu sempre digo "fazemos nosso dever de casa direitinho", ou seja, cumprimos as normas e diretrizes e implementamos diariamente nosso Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRSS). Além disso, o setor de Gerenciamento de Resíduos e Sustentabilidade do INI trabalha sinergicamente com setores vitais para o nosso Instituto e o nosso público, como a Hotelaria, Infraestrutura, o Serviço de Farmácia e os colegas da área de Gestão do nosso Centro Hospitalar. Sozinhos e sem a parceria desses colegas não teríamos conseguido ter essas conquistas.

Voltar ao topoVoltar