Karina Burini | Ed.: Alexandre Magno
A chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST, HIV/Aids (LapClin Aids) do INI e presidente da International Aids Society (IAS), Beatriz Grinsztejn; e a diretora do INI, Valdiléa Veloso, estiveram em São Paulo para conhecer os serviços de prevenção promovidos pela Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, como a máquina que dispensa automaticamente os medicamentos da PrEP (profilaxia pré-exposição ao HIV) ou PEP (profilaxia pós-exposição ao HIV) em pontos chaves da cidade. Em entrevista à jornalista Roseli Tardely - diretora da Agência Aids -, Dra. Grinsztejn falou da importância de ações como essa para expandir o acesso à profilaxia do HIV.
Durante a entrevista, a pesquisadora abordou os desafios para expandir o acesso à PrEP no país e no mundo, mencionando as expectativas para a PrEP injetável de longa duração. Ela falou também sobre as expectativas em relação a 5ª Conferência de Pesquisa para Prevenção do HIV (HIVR4P 2024) - que acontece em Lima no Peru entre os dias 06 e 10 de outubro. O evento é promovido pela IAS e será a primeira Conferência da Dra. Grinsztejn à frente da Sociedade como presidente.
A matéria da Agência Aids destaca ainda o trabalho pioneiro de Valdiléa e de Beatriz, como investigadoras da PrEP, cujas pesquisas foram decisivas para que a profilaxia se tornasse uma política pública no Brasil e em outros países.
Além disso, Beatriz anunciou a realização do webinar sobre mpox no dia 1º de outubro, também promovido pela IAS, com a participação de especialistas de diversos países.
Para mais informações, acesse a matéria completa no site da Agência Aids