Alexandre Magno
O Curso de Especialização em Vigilância em Saúde, oferecido pelo Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ), formou 29 especialistas. A formação, com 520 horas (um pouco mais de 12 meses de aulas), foi direcionada para os profissionais de nível superior atuando na SMS/RJ, tendo como foco a vigilância e o uso da Epidemiologia para o controle de doenças e agravos, transmissíveis e não transmissíveis. A solenidade de conclusão do curso ocorreu no auditório do INI, situado no campus da Fiocruz em Manguinhos no Rio, no dia 17 de dezembro.
O curso foi coordenado pela médica e chefe do Serviço de Vigilância em Saúde do INI (SEVS), Mayumi Wakimoto; e Margarete Tavares, servidora do SEVS. A formação proporcionou atualização qualificada e prática aos profissionais para o enfrentamento dos desafios da saúde pública. "Nós tivemos a oportunidade de elaborar um curso do jeito que queríamos, investindo em apoio metodológico e conteúdo de qualidade, e aproveitando ao máximo os especialistas que temos aqui no INI", destacou Mayumi.
O encerramento contou com a presença da pesquisadora e diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, que destacou a importância da parceria entre as instituições e parabenizou a equipe de coordenação do curso pela dedicação e profissionalismo. "É importante investir na formação dos profissionais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS)". A diretora destacou ainda que é uma das missões do INI contribuir para qualificar a vigilância no município carioca.
A superintendente de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro, Gislani Mateus, celebrou a parceria com o INI e os resultados alcançados com o curso. Ela destacou o apoio da gestão municipal, que permitiu superar desafios como a pandemia de covid-19 e investir em qualificação profissional. A superintendente projetou um futuro promissor para os participantes, acreditando que os conhecimentos adquiridos impulsionarão o crescimento pessoal e profissional, além de fortalecer a vigilância em saúde na cidade.
A Coordenadora Geral de Pós-graduação Lato sensu da Fiocruz, Mariana Souza, ao destacar a importância da parceria com o município, ressaltou a necessidade de uma formação contínua e adaptada às demandas locais. Ao convidar a todos para novas oportunidades de qualificação, Mariana reforçou o compromisso da Fiocruz em oferecer uma educação de qualidade e acessível "Há outros tipos de ofertas, como cursos menores, outras qualificações, mestrados e doutorados. Que vocês possam sempre ver na Fiocruz uma parceira de formação". A coordenadora finalizou sua fala agradecendo à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro (SMS/RJ) pela confiança em convidar o INI/Fiocruz para essa parceria, e aos alunos, por se inscreverem e acreditarem no trabalho oferecido no curso.
A Vice-diretora de Ensino do INI, Suzy Sant'anna, parabenizou os participantes pela proatividade ao longo do curso “Foi ótimo durante todo esse período, vocês toparam o desafio de colocar em prática tudo que vocês aprenderam,". Suzy também agradeceu a toda a equipe envolvida no curso, incluindo coordenadores, docentes, orientadores e banca examinadora "Parabenizar também toda a equipe, os coordenadores, os docentes, os orientadores e a banca examinadora. Vocês foram fantásticos, foi um desafio colocar 17 projetos durante esse ano".
Os alunos têm agora 60 dias para entregar o seu TCC.
Veja também
Veja mais sobre o assunto