Julliana Reis | Ed. Alexandre Magno
No Brasil, o dia 29 de janeiro foi a data escolhida para marcar o Dia Nacional de Visibilidade Trans - comemorado desde 2004. A origem da data está diretamente vinculada à campanha Travesti e Respeito, lançada pelo Ministério da Saúde, em 2002, como a primeira iniciativa nacional contra a transfobia no Brasil. Essa conquista só foi possível graças à ação corajosa de um grupo de travestis que, ao invadiram o Ministério da Saúde em Brasília, exigiu reconhecimento e respeito, marcando um momento decisivo na luta pelos direitos da população trans.
Apesar dos avanços conquistados, a luta pela visibilidade das pessoas trans permanece essencial para combater as desigualdades e garantir direitos fundamentais. Entre tantas questões, dar visibilidade à comunidade trans é também assegurar o acesso à saúde pública de qualidade.
O INI/Fiocruz, pioneiro em dar voz e protagonismos à população trans no âmbito das pesquisas clínicas, segue reafirmando os princípios do SUS: equidade, universalidade e integralidade.
Clique aqui para saber as atividades que o Instituto realiza para marcar a data neste ano de 2025.
Veja também
Veja mais sobre o assunto