• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

04/06/2015

XIV Reunião Nacional de Pesquisa em Malária


Juana Portugal *

O prazo de envio de resumos para a XIV Reunião Nacional de Pesquisa em Malária termina no próximo dia 05 de junho. O encontro terá como tema principal as bases científicas para a eliminação da malária como problema de Saúde Pública no Brasil. A organização espera reunir em São Paulo, de 30 de setembro a 03 de outubro, aproximadamente 500 participantes envolvidos em investigação básica, clínica e epidemiológica, bem como gestores e estudantes.

A Reunião pretende explorar diferentes aspectos relativos à malária humana e modelos experimentais relacionados, incluindo novas abordagens e desafios no controle, bases imunológicas e moleculares determinantes da patogênese e os novos avanços obtidos no diagnóstico e no tratamento, especialmente na era pós-genômica. O objetivo é oferecer um espaço de interação entre pesquisadores e gestores, propiciando o estabelecimento de políticas públicas que velem ao aprimoramento do diagnóstico, tratamento e controle da doença, particularmente na região da Amazônia Legal, onde mais de 140 mil casos de malária são registrados anualmente.

Curso pré-congresso

No dia 30 de setembro será realizado o curso pré-congresso “Diagnóstico e Tratamento da Malária”. A atividade, teórica e prática, terá como um dos palestrantes o pesquisador André Siqueira, do Laboratório de Pesquisa Clínica em Doenças Febris Agudas do INI. O público alvo do curso é constituído por profissionais de saúde de nível superior com atuação na vigilância epidemiológica da malária. Podem participar médicos, biólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e demais profissionais técnicos com atuação nas unidades de referência para diagnóstico e tratamento da malária, especialmente fora a Amazônia Legal. São oferecidas 50 vagas.

Mais informações na página da Reunião: www.eventus.com.br/malaria2015.

Voltar ao topoVoltar