• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

16/10/2023

O INI está presente na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz


Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) participa da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT2023) da Fiocruz. O evento começa nesta segunda-feira (16/10) e vai até sexta-feira (20/10). A SNCT é promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia em parceria com o Ministério da Saúde e visa conscientizar as pessoas sobre a saúde integral, por meio atividades lúdicas e educativas sobre ciência e tecnologia. O evento mobiliza toda a comunidade Fiocruz e é direcionado para a população em geral, em especial alunos e professores da rede pública de ensino. Confira a programação completa aqui.

As atividades do INI no evento serão apresentadas no Campus Manguinhos e começam nesta terça-feira (17/10), com a oficina promovida pelo Projeto Plataforma dos Saberes, que tem por objetivo promover a saúde e o bem-estar por meio das práticas integrativas e complementares em saúde. “Buscamos o cuidado individual e coletivo, fomentando o empoderamento, a promoção da saúde entre seus amigos, familiares e comunidade e visando, principalmente, o bem-estar físico, mental, emocional e social”, informa a pesquisadora e coordenadora do projeto, Cláudia Teresa.

No dia 17/10, haverá também o espetáculo teatral infanto-juvenil Zia: Missão do mundo invisível, que volta a encantar o público, numa única apresentação, com as aventuras da menina Zia que vem do futuro para alertar os brasileiros sobre a importância da vacinação para se prevenir de diversas doenças. A atividade é coordenada pela atriz e pesquisadora do Laboratório de Doenças Febris Agudas do INI, Carolina Lopes.

Ainda no dia  17/10 inicia-se a atividade que se estenderá até o final da semana: Como está seu status vacinal?  Por meio de um painel interativo e dinâmico, as crianças e jovens de até 17 anos vão se informar sobre o status vacinal de um modo divertido. Durante a participação, as crianças serão auxiliadas por monitores da equipe do Laboratório de Pesquisa em Imunização e Vigilância em Saúde. “Ao final da atividade, o painel irá parabenizar ou alertar o participante em relação ao calendário vacinal da sua faixa etária”, explica Margareth Catóia – coordenadora da atividade.  Os participantes também receberão material educativo sobre o tema abordado na oficina.

Na quarta-feira (18/10), o INI realiza a oficina Tudo o que você gostaria de saber sobre IST/Aids e tem vergonha de perguntar. A atividade consiste em testar o conhecimento dos participantes sobre infecções sexualmente transmissíveis e HIV/Aids. Os próprios participantes escrevem perguntas e dúvidas de forma anônima e colocam num saco para serem respondidas por outros participantes que serão escolhidos de forma aleatória e lúdica. Os coordenadores da atividade, Nilo Fernandes e Regina Lana, do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST/AIDS, ajudarão quem não souber responder. A atividade recebe também o nome de “Jogo da Batata Quente”.

No mesmo dia (18/10), nos horários de 14h30 às 15h30; e 15h30 às 16h30. Mayara Secco e equipe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST/AIDS, fazem a oficina Prevenção combinada do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis: onde estamos em 2023? “A partir do debate em torno dos recentes avanços científicos no campo das infecções pelo HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, essa oficina propõe reflexões sobre o tema, a importância da prevenção combinada e como a estruturação de serviços de saúde para o enfrentamento dessa epidemia caminha junto a uma defesa pelo acolhimento e respeito às diversidades sexuais e de gênero na sociedade” explicam os coordenadores da atividade.

Na quinta-feira (19/10), das 13h30 às 14h30, o pesquisador do INI, Hugo Perazzo, faz a atividade Hepatite C: diagnóstico é fácil e tem cura. Perazzo explica que a hepatite C é um problema de saúde pública no Brasil, pois estima-se que cerca de 650 mil pessoas estejam vivendo cronicamente infectadas pelo vírus, sendo que a maioria desconhece que estão infectadas. “É muito importante realizar o teste para hepatite C pelo menos uma vez na vida. Além disso, medicamentos orais, seguros e altamente eficazes estão disponíveis no SUS, permitindo a cura da doença”, alerta.

Na quinta também,  o INI promove a oficina Quebrando preconceitos: o que se pode aprender a partir da diversidade? Com o objetivo de abordar aspectos relacionados a gênero e sexualidade com os adolescentes de forma lúdica, pretende-se, com a oficina, desmistificar possíveis preconceitos em prol de uma sociedade mais equânime e plural. “A Organização Mundial da Saúde (OMS) define sexualidade como um aspecto central do bem-estar humano, do começo ao fim da vida, a qual envolve questões relativas à identidade de gênero, orientação sexual, sexo, prazer e reprodução. Partindo dessa concepção ampliada de saúde”, explicam os pesquisadores e coordenadores da oficina, Regina Lana, Nilo Fernandes e a equipe do NUST INI.

Também na quinta-feira (19/10), das 15h30 às 16h30, a fisioterapeuta e pesquisadora Lívia Facchinetti - do Centro de Covid Longa do INI – coordena a oficina Simulação de deficiência física. O participante vai vivenciar, através da simulação, o dia a dia de uma pessoa com deficiência. Durante a atividade haverá oportunidade de conversar com uma pessoa cadeirante. “O objetivo é sensibilizar a comunidade a respeito das dificuldades experienciadas pelas pessoas com deficiências físicas. Ao final, faremos um jogo de perguntas e respostas abordando questões que favoreçam à reflexão de conceitos presentes no Estatuto da Pessoa com Deficiência, com entrega de brindes aos participantes”, explica a coordenadora da atividade.

 

Programação da Participação do INI/Fiocruz na SNCT2023

 

Atividade: Plataforma de Saberes: Promovendo saúde e bem-estar por meio das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
 

Data: Terça-feira (17/10), das 9h às 10h; e das 10h às 11h

Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção (ou Estação do Trenzinho).

 

Atividade: Zia: Missão do mundo invisível

Data: Terça-feira (17/10) às 9h

Local: Tenda da Ciência (Teatro Virginia Schall).

 

Atividade: Como está seu status vacinal?

Data: 17/10 a 20/10 - 9h às 12h

Local: Feira de Ciência (Tenda principal da SNCT).

 

Atividade: Tudo o que você gostaria de saber sobre IST/Aids e tem vergonha de perguntar.

Data: 18/10 - 9h às 10h

Local: Tenda da Ciência (Teatro Virginia Schall).

 

Atividade: Prevenção combinada do HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis: onde estamos em 2023?

Data: 18/10, 14h30 às 15h30; e 15h30 às 16h30

Local: Sala de Aula do Museu da Vida (prédio lateral, anexo ao Museu).

 

Atividade: Hepatite C: diagnóstico é fácil e tem cura

Data: 19/10 - 13h30 às 14h30

Local: Salão de Conferência do CHDS.

 

Atividade: Quebrando preconceitos: o que se pode aprender a partir da diversidade?

Data: 19/10 - 9h às 10h

Local: Salão do ICICT (no prédio da Biblioteca de Manguinhos).

 

Atividade: Simulação de deficiência física

Data: 19/10 - 15h30 às 16h30

Local: Salão do ICICT (no prédio da Biblioteca de Manguinhos).

Voltar ao topoVoltar