• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Laboratório de Parasitologia


Chefe: Graziela Maria Zannini

graziela.zanini@ini.fiocruz.br

Chefe-substituto: Sidnei da Silva

sidnei.silva@ini.fiocruz.br
 

Endereço: Instituto nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)
Avenida Brasil, 4365 – Manguinhos – Rio de Janeiro, RJ – CEP: 21040-360
Local: Pavilhão Maria Deane – Sala 103 e 104
Tel.: 21 3865-9507 / 3865-9180

Contato Secretaria: Elisângela Barbosa
Tel.: 21 3865-9541

 

Equipe:

Graziela Maria Zannini

Sidnei da Silva

Gisele da Silva Dias

Juliana Vidal

Elisângela Barbosa

Gilmar Moreira

 

Histórico

O Serviço de Parasitologia foi criado em 1986, durante a reestruturação do Hospital Evandro Chagas. Inicialmente chefiado pelo Prof. Dr. Hércules de Moura que teve como principal colaboradora a Dra. Tânia Schubach. Destacaram-se neste período, as pesquisas em Protozoários Oportunistas e Amebas de vida livre. Em 2002, as atividades de pesquisa em Malária e Enteroparasitoses foram incrementadas com a chegada da Dra. Graziela Maria Zanini. Neste mesmo ano, agregou-se ao Serviço de Parasitologia o Centro Nacional de Referência em Leishmaniose Tegumentar, incorporando então, novos pesquisadores e técnicos ao serviço. A partir de 2006, novos tecnologistas se integraram a equipe e, em 2007 o Serviço de Parasitologia foi desmembrado e renomeado Laboratório de Parasitologia, de acordo com o novo organograma da Instituição. Em 2008 o Laboratório de Parasitologia passou a constituir o Centro de Pesquisa e Diagnóstico da Malária (CPDMal-IOC) sendo referência para o diagnóstico da malária na região Extra-Amazônica, juntamente com o Laboratório de Doenças Febris Agudas/INI, Laboratório de Pesquisas em Malária/IOC e Laboratório de Mosquitos Transmissores de Hematozoários/IOC. Dentro desse contexto vem atuando no diagnóstico, treinamento e capacitação de profissionais da saúde dos estados da região Extra-Amazônica, sendo uma das atividades de grande atuação do laboratório. Participa em projetos de pesquisa em Malária e na área de Epidemiologia molecular de protozoários entéricos, com ênfase na caracterização molecular de Cryptosporidium sp e Giardia intestinalis e epidemiologia de parasitos intestinais.

 

Missão

Em concordância com a missão institucional, o Laboratório de Parasitologia atua através de ações integradas no diagnóstico, ensino e pesquisa em doenças parasitárias contribuindo com um serviço de qualidade para a melhoria das condições de saúde da população brasileira

 

Atividades diagnósticas do Laboratório de Parasitologia

Atende à demanda assistencial voltada ao diagnóstico de malária e parasitoses intestinais do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, nas suas diversas unidades de atendimento, como o Centro Hospitalar e ambulatórios especializados, bem como pacientes externos de outras Unidades vinculadas ao SUS, sob demanda.

 

Laboratório de Referência no Diagnóstico Parasitológico da Malária

Atua como Laboratório de Referência no Diagnóstico microscópico da malária para a Região Extra-Amazônica. Responde às demandas dos estados da extra, através de solicitação dos LACENs, bem como do Ministério da Saúde, para investigação / revisão diagnóstica de casos isolados ou de surtos de Malária. Disponibiliza também estágios de capacitação para Instituições públicas, sobretudo LACENs, para treinamento e aperfeiçoamento de profissionais envolvidos no diagnóstico da Malária.

 

Atividades de Pesquisa

Principais linhas de pesquisa do laboratório são:

- Malária – Diagnóstico, Sorologia e Imunopatologia;

- Caracterização Molecular de Protozoários Intestinais.

 

Atividades de ensino

A atuação de assistência e pesquisa é entremeada com as atividades de ensino do laboratório, onde são oferecidos:

- Estágios curriculares;

- Orientação de alunos de graduação na área da saúde no programa PIBIC;

- Orientação de alunos de mestrado e doutorado;

- Aulas de Parasitologia a nível técnico e de pós-graduação;

- Capacitação e treinamento de profissional no diagnóstico de malária para os estados da Região Extra-Amazônica;

- Estágio para residentes do Programa de Residência Médica em Infectologia do INI.

 

*Página atualizada em 19/02/2024

Voltar ao topoVoltar