Juana Portugal*
A tese de doutorado Desfechos de tratamento e regimes terapêuticos usados para TB-HIV, de Fernanda de Oliveira Demitto Tamogami, recebeu menção honrosa do Prêmio Capes de Tese 2021. O estudo, orientado por Valeria Cavalcanti Rolla, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Micobacterioses (LAPCLINTB), e Bruno de Bezerril Andrade, pesquisador do Instituto Gonçalo Moniz (Fiocruz Bahia), foi defendido em outubro de 2020 no Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. O estudo teve como objetivo analisar a efetividade dos regimes terapêuticos utilizados, examinar as relações entre anemia e desfechos desfavoráveis (morte e falha de tratamento), além de avaliar sobrevida em pacientes com coinfecção tuberculose-HIV durante terapia anti-tuberculose.
O estudo avaliou os fatores de risco para desfechos desfavoráveis para o tratamento de tuberculose em pacientes que já estavam em terapia antirretroviral (TARV) e outros pacientes que ainda não tinham recebido TARV. “Usamos uma abordagem inovadora. Bruno Andrade é um estudioso dos processos inflamatórios e calculou uma forma de relacionar os resultados de exames de baixa complexidade e que são feitos na rotina do acompanhamento dos pacientes, como hemograma e bioquímica, com a inflamação provocada pela tuberculose. Tudo indica que existe e já temos alguns artigos sobre o tema”, explicou Valeria.
A pesquisa terá continuidade com outro projeto de tese que replicará o estudo, mas desta vez envolvendo também pacientes que não vivem com HIV para verificar se a correlação do processo inflamatório com os desfechos desfavoráveis se repete. “Estou muito feliz com a premiação. Espero que seja o começo de uma nova linha de pesquisa no LAPCLINTB, o qual eu chefio", concluiu.
Sobre a autora da tese
Graduada em farmácia e com mestrado em Ciências da Saúde na Universidade Estadual de Maringá, Fernanda já tinha trabalhado com pesquisa básica utilizando amostras de pacientes com tuberculose anteriormente. “No doutorado trabalhei com pesquisa clínica e pacientes infectados por HIV pela primeira vez e foi um desafio prazeroso poder aprender sobre um tema com o qual não tinha tanta afinidade”, relembrou. Atualmente Fernanda é professora mediadora do curso de farmácia na Unicesumar.
Prêmio Capes de Tese
O Prêmio Capes de Tese foi criado em 2005 com objetivo o de reconhecer os melhores trabalhos de conclusão de doutorado defendidos em programas de pós-graduação brasileiros e aumentar a visibilidade das ações positivas e indutoras da Capes. Os critérios avaliados são: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação e o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato. O prêmio abrange todas as áreas do conhecimento que têm um representante na avaliação da pós-graduação Stricto sensu.
*com informações da Capes.