Karina Burini
Em resposta à crescente crise sanitária, especialmente com o significativo aumento nos casos de dengue no país no início de 2024, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estabeleceu um grupo de trabalho composto por 10 especialistas em arboviroses. Este grupo oferecerá suporte acadêmico à equipe técnica da Anvisa, contribuindo para discussões sobre temas complexos e, ocasionalmente, fornecendo pareceres para subsidiar as análises da Agência, além de orientações gerais para apoiar os desenvolvedores.
André Siqueira, pesquisador e infectologista do INI/Fiocruz, foi designado como um dos dez especialistas em arboviroses que integram o grupo de trabalho. Seu papel incluirá a apresentação de recomendações e emissão de pareceres ad hoc, especialmente elaborados para esta finalidade, relacionados ao desenvolvimento tanto clínico quanto não clínico de vacinas contra chikungunya, dengue e zika vírus.
Segundo dados do Ministério da Saúde, foram registrados mais de 150 mil casos de dengue e 54 mortes confirmadas apenas este ano, números significativamente superiores aos do mesmo período em 2023.
Com informações da Anvisa