• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

20/05/2021

Pesquisadores do INI vencem Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr


Texto: Paula Gonçalves / Edição: Juana Portugal

Flávia dos Santos Souza e Yago Côrtes Pinheiro Gomes, integrantes da equipe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções do INI, foram os vencedores do Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr, recebendo a honraria pela Melhor Tese de Doutorado e Melhor Dissertação de Mestrado, respectivamente, com estudos relacionados ao HTLV. Foram analisadas teses e dissertações dentro da temática de Virologia, defendidas entre maio de 2019 e março de 2021. O resultado foi divulgado em 11 de maio no VI Simpósio Avançado em Virologia Hermann Schatzmayr, promovido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC).

Com o tema Estudo de biomarcadores associados à lesão neuronal, inflamação, e migração celular no sistema nervoso central de pacientes com mielopatia associada ao HTLV-1, a Tese de Doutorado de Flávia dos Santos Souza, defendida em dezembro de 2020, foi orientada por Otávio de Melo Espíndola e abordou a pesquisa de marcadores para o desenvolvimento e evolução de mielopatia associada ao HTLV-1.

Pesquisando a Determinação da acurácia do teste de amplificação isotérmica de ácidos nucleicos mediada por alça (LAMP) para a confirmação de infecção pelos vírus linfotrópicos para células t humanas dos tipos 1 e 2 (HTLV-1/2), a Dissertação de Mestrado de Yago Côrtes, defendida em fevereiro de 2020, foi orientada pelos pesquisadores do Laboratório de Pesquisa Clínica em Neuroinfecções, Marcus Tulius Teixeira da Silva e Otávio de Melo Espíndola. A pesquisa abordou a avaliação de uma nova técnica de diagnóstico molecular denominada LAMP, estabelecida pelo laboratório para a detecção do material genético de HTLV-1/2 em amostras de sangue.

Prêmio de Teses e Dissertações em Virologia Hermann Schatzmayr

O prêmio, concedido pelo Instituto Oswaldo Cruz (IOC) durante o VI Simpósio em Virologia Hermann Schatzmayr, transmitido no Canal do IOC no YouTube, tem o objetivo de enaltecer pesquisas com elevado valor para a área da Virologia no Brasil que tenham sido desenvolvidos nos últimos dois anos por alunos de Programas de Pós-graduação stricto sensu reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A Comissão científica avaliou os resumos participantes por critérios de relevância do tema, originalidade, metodologia, conteúdo e clareza. Participaram da Comissão Alexandre dos Santos da Silva (IOC/Fiocruz), Carmen Baur Vieira (UFF), Caroline Cordeiro Soares (IOC/Fiocruz), Débora Ferreira Barreto Vieira (IOC/Fiocruz)  e Luciana Jesus da Costa (UFRJ).

Voltar ao topoVoltar