• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

17/10/2023

Pesquisadores do INI/Fiocruz lançam aplicativo para auxiliar na titulação de PEEP em pacientes graves


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

Pesquisadores do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em parceria com a Assessoria de Inovação Tecnológicas da Unidade (ATIT/NIT/INI), desenvolveram um aplicativo para auxiliar profissionais de saúde na titulação da pressão expiratória final positiva (PEEP), em pacientes submetidos à ventilação mecânica invasiva, o PEEP Trial. Registrado no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços – o trabalho é resultado da pesquisa conduzida por Mônica Cruz, André Japiassú, Luciana Camilo e Alysson Carvalho e obteve Certificado de Registro de Software valido por 50 anos.

O objetivo do PEEP Trial é proporcionar ao paciente com síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA) a melhor assistência ventilatória pulmonar e com o menor risco de lesão possível. Ele registra toda titulação da PEEP, pressão mantida ao final da expiração para prevenir o colapso alveolar e promover a oxigenação, e gera uma figura associada ao comportamento da pressão de distensão nos alvéolos. A figura auxilia o profissional, à beira do leito, identificar e estabelecer de forma individualizada, a PEEP que representa a menor pressão de distensão, parâmetro já associado a menor mortalidade nesses pacientes.

Mônica Cruz, coordenadora do serviço de fisioterapia do INI/Fiocruz e desenvolvedora do projeto, fala sobre os avanços proporcionados pelo aplicativo “O PEEP Trial é um produto de inovação tecnológica que contribui para a assistência e pesquisa clínica no SUS. Em um tema complexo e amplamente discutido como o ajuste da PEEP, é uma conquista ter um aplicativo que auxilia a tomada de decisão do profissional baseada em mecânica pulmonar e estabelece ventilação protetora”. A fisioterapeuta relata também que o aplicativo possui característica educacional e facilitou o manejo de pacientes com SDRA e Covid-19, ventilados pela equipe do Centro Hospitalar, experiência publicada na Revista Ciência & Ideias, recentemente. “No dia a dia da pandemia, com tantos profissionais diferentes, nós percebemos a necessidade de uma solução com característica educacional, que pudesse promover ventilação mecânica mais segura na UTI”, afirma.

Além da avaliação da mecânica respiratória, a partir da digitação de parâmetros simples, como tempo de intubação, altura e resultados de gasometria, o programa é capaz de realizar cálculos, como volume corrente e índices de oxigenação, que podem contribuir em outras condutas em ventilação mecânica, como a posição prona, por exemplo. O aplicativo oferece outras funcionalidades como armazenamento dos dados no modo pesquisador e foi publicado na revista científica Critical Care, em março deste ano. Mônica destaca ainda que o aplicativo não armazena as informações pessoais como nome ou data de nascimento, por questões éticas, mas o resultado é anexado ao prontuário pelo profissional de saúde que atende o paciente.

Em breve, PEEP Trial estará disponível gratuitamente para download nas plataformas IOS e Android. 

Links :

https://ccforum.biomedcentral.com/articles/10.1186/s13054-023-04345-5

https://revistascientificas.ifrj.edu.br/index.php/reci/article/view/2265

 

Voltar ao topoVoltar