• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

28/02/2019

Plataforma de Saberes 2019


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

O projeto Plataforma de Saberes: Envolvimento e participação da comunidade em práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento deu início às atividades de 2019. Realizadas pelo Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), o primeiro encontro, no dia 21 de fevereiro, apresentou um informe sobre as ações de 2018 e o cronograma deste ano. O segundo evento, no dia 26 de fevereiro, foi um treinamento em Suporte Básico de Vida.

No dia 21/02, a coordenadora do Projeto, Claudia Souza, apresentou a agenda de atividades propostas para 2019 para os participantes que lotaram o auditório do Pavilhão de Ensino. Entre os encontros previstos estão o papel da Pesquisa Clínica para os Promotores da Saúde Comunitária, oficinas de artesanato, alimentação saudável e dança de salão, o II Curso Internacional “Envolvimento da Ciência com a Sociedade: experiências colaborativas de produção de conhecimento e de empoderamento comunitário em iniciativas de promoção da saúde”, visitas ao AquaRio e/ou ao Teatro Municipal, além da celebração de datas importantes como o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Na ocasião foi exibido e entregue para todos os presentes um videobook com os encontros realizados em 2018.

O Treinamento em Parada Cardiorrespiratória para promotores da Saúde Comunitária, ministrado pelo enfermeiro Renato França, da coordenação do curso de Especialização em Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias do INI, aconteceu no dia 26/02, na sala 3, do Pavilhão de Ensino. Após a parte teórica, cerca de 30 participantes do projeto Plataforma de Saberes puderam praticar esse tipo de atendimento em um boneco de treinamento e aprender como funciona o Desfibrilador Externo Automático (DEA).

Plataforma dos Saberes

O projeto Plataforma dos Saberes busca tem uma longa trajetória desenvolvendo práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento como iniciativa de difusão e popularização da ciência e da tecnologia com os pacientes da Associação Lutando para Viver Amigos do INI e seus familiares. Atualmente conta com o apoio do Programa Inova Fiocruz, do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra/Portugal (CES), do Comitê Comunitário Assessor (CAB), do Clube das Amigas da Mama e do Centro de Estudos Interdisciplinares em Saúde, Educação e Ambiente (CEISE).

Confira, na galeria de fotos, as imagens dos dois encontros.

Voltar ao topoVoltar