Alexandre Magno | Fotos: Renan Melgaço e Alexandre Magno
A assistente social do Instituto Nacional de Securidade Social (INSS) da Superintendência do Rio de Janeiro, Vera Sodré, foi a convidada para a roda de conversa promovida pelo projeto Plataforma de Saberes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz). Na última terça-feira (04/10), Vera conversou com os participantes do projeto, explicando as diferenças entre benefício previdenciário e benefício assistencial e as formas de solicitar tanto nos casos de deficiência física ou doenças crônicas incapacitantes ou para as pessoas idosas.
“A Previdência Social oferece vários benefícios para quem contribuiu, mas quem nunca contribuiu, ou, se contribuiu, perdeu a qualidade de segurado, pode requerer benefícios assistenciais, desde que preenchidas algumas condições, entre elas, fazer parte de um grupo familiar com renda per capita igual ou abaixo de 1/4 do salário mínimo”, explicou a convidada.
Ela explicou ainda as diferenças entre o benefício previdenciário (para quem contribuiu) e o benefício social. “Quem contribuiu para a Previdência tem direito ao Décimo Terceiro e a deixar pensão para os familiares em caso de morte. Já o benefício assistencial não tem Décimo Terceiro e nem gera pensão para os familiares”.
Ela lembrou que os benefícios sociais (para quem nunca pagou ou perdeu a condição de segurado) são oferecidos para idosos (acima dos 65 anos) ou pessoas com deficiência, incapacitadas para o trabalho por mais de dois anos.
Os benefícios previdenciário ou social podem ser solicitados pela internet, utilizando computador, tablete ou pelo celular. Basta acessar o site: https://meu.inss.gov.br/#/login fazer o cadastro e solicitar. O serviço oferece ainda a possibilidade de ver quanto tempo ainda falta para solicitar a aposentadoria (no caso dos contribuintes), entre outros.
Para quem tem dificuldade em utilizar a internet, a solicitação pode ser feita também pelo telefone por meio Central de Informação do INSS, discando 135.
Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), responsável pela Plataforma de Saberes, destacou que o evento foi ao encontro das dúvidas e demandas dos participantes do projeto. “As pessoas sabem que existe a previdência social, mas muitos ainda têm dúvidas se têm direito e como acessam os benefícios”. Claudia agradeceu a Vera Sodré pela apresentação.
Plataforma de Saberes
O projeto Plataforma de Saberes é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), cujo objetivo é o de desenvolver práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento entre a ciência e sociedade, desenvolvendo ações em saúde de interesse coletivo. Os participantes são lideranças comunitárias, ou membros de associações de pacientes e seus familiares e amigos, como a Associação Lutando para Viver Amigos do INI, Divas da Vida Positiva, Rio Chagas e Clube das Amigas da Mama, e Educadores comunitários do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST/AIDS do INI.