• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

11/04/2023

Programa Nacional de Segurança do Paciente completa 10 anos


Este ano marca os 10 anos de lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente. Criado por meio da Portaria MS/GM nº 529, de 1° de abril de 2013, o programa tem como objetivo contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional, por meio da implantação de protocolos, vigilância, monitoramento e construção de indicadores voltados à segurança do paciente. Com isso, o mês de abril é marcado como o mês da Segurança do Paciente.

No mesmo ano de criação do Programa (2013), o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) criou o seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), atualmente chefiado por Sheila RC Borges, Farmacêutica (UFRJ) e Mestre em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas (INI/ Fiocruz).

As atividades do Núcleo são voltadas para a implementação de medidas destinadas à segurança do paciente, garantido ao INI a menção de alta conformidade relacionada às Práticas de Segurança do Paciente, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ao longo do período. 

O NSP/INI atua na rotina diária de assistência promovendo ações e orientações voltadas diretamente à redução dos riscos, além de articular atividades envolvendo as diferentes áreas do Instituto na busca por um cuidado seguro em saúde.  

Neste momento comemorativo, é fundamental reforçar o compromisso do INI com a Segurança do paciente e continuar trabalhando em prol da melhoria contínua da qualidade da assistência à saúde. Juntos, pacientes, profissionais de saúde e gestores públicos podemos construir um sistema de saúde mais seguro e humanizado, que valorize a vida e o bem-estar de todos os usuários.

  • Card com ilustrações com vários tipos de profissionais de saúde, como médicos, médicas, enfermeiros, enfermeiras e auxiliares de enfermagem.

Voltar ao topoVoltar