• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

14/04/2023

Projeto CUIDA Chagas lança campanha de informação e conscientização para prevenção da doença de Chagas na América Latina


Alexandre Magno | Assessoria de Comunicação do Projeto CUIDA Chagas

Para marcar o Dia Mundial da Doença de Chagas, 14 de abril, o projeto CUIDA Chagas, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e parceiros, lançou nesta semana campanha de informação e conscientização para a prevenção da doença na América Latina – área de abrangência do projeto.

A campanha envolve atividades de comunicação e engajamento nos municípios onde o projeto se desenvolve, incluindo parcerias com o Programa Saúde nas Escolas para a realização de atividades formativas com professores, crianças e adolescentes; a realização de conversas em unidades de saúde e a promoção de saúde em espaços comunitários. Integram as peças de comunicação, um filme de 4 minutos e materiais para publicação nas midias sociais do projeto e dos parceiros. Para conhecer o filme, clique aqui.  

INI/Fiocruz  lidera o projeto CUIDA Chagas, que tem por objetivo contribuir para a eliminação da transmissão vertical da doença de Chagas na América Latina, melhorando e ampliando o acesso ao diagnóstico, tratamento e cuidado para as pessoas afetadas e conta conta com o financiamento do Ministério da Saúde e a UNITAID.

O Dia Mundial de Chagas foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde em 2020 e incluída no calendário internacional de datas comemorativas da saúde, por iniciativa do Brasil.

Chagas é uma doença tropical negligenciada que afeta principalmente as populações vulneráveis da América Latina. Porém, sua abrangência é global, estando presente no mundo todo. Estima-se que de 6 a 8 milhões de pessoas são acometidas e mais de 75 milhões moram em áreas de risco de contágio.

O projeto CUIDA Chagas atua em parceria com o Instituto Nacional de Laboratorios de Salud (INLASA), da Bolívia; o Instituto Nacional de Salud (INS), da Colômbia; o Servicio Nacional de Erradicación del Paludismo (SENEPA), do Paraguai; e a FIND, a aliança global para diagnósticos. E conta também com a parceria da Fiotec/Fiocruz e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).

O diagnóstico, o tratamento e o cuidado integral da doença de Chagas na Atenção Primária à Saúde (APS) são fundamentais para avançar na prevenção e o controle da doença, sobretudo para termos uma infância livre de Chagas.

Voltar ao topoVoltar