• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

20/12/2019

Projeto do INI é selecionado em edital do Inova Labs Fiocruz


Texto: Antonio Fuchs / Edição: Juana Portugal

A Fiocruz divulgou o resultado da segunda rodada do edital Inova Labs Fiocruz com 21 iniciativas aprovadas. O projeto do INI HcFASTlab – Inovação, celeridade e eficácia para o diagnóstico da histoplasmose, desenvolvido por Mauro de Medeiros Muniz e Cláudia Vera Pizzini, ambos do Laboratório de Micologia, Mirian Miranda Cohen, da Assessoria de Inovação do Instituto, e Edimilson Domingos da Silva, de Bio-Manguinhos, foi um dos selecionados para testar soluções, estudar modelos de comercialização, encontrar mercado/usuários e desenvolver novas habilidades a partir de uma metodologia direcionada que combina capacitação, modelagem e competição, na busca de soluções em oncologia, emergências sanitárias e doenças negligenciadas, com duração aproximada de 10 semanas.

O Inova Labs Fiocruz é uma iniciativa do DECIT/SCTIE/MS, da Fiocruz e da Biominas Brasil voltada para o fortalecimento do setor de saúde pública por meio da criação de uma nova geração de pesquisadores-empreendedores. Trata-se de um programa especializado para servidores da Fiocruz que busca estimular a criação e acelerar o desenvolvimento de ideias de negócio e de empresas startups na área de saúde humana que estejam alinhadas aos objetivos e estratégias de pesquisa e inovação da Fiocruz e do DECIT/SCTIE/MS.

O programa está estruturado em quatro pilares: (1) Inspiração – que consiste na veiculação interna de oportunidades e conteúdo sobre empreendedorismo; (2) Engajamento – com a realização de eventos e iniciativas para difundir atitudes empreendedoras; (3) Pré-aceleração – que é o programa de imersão de curta duração; e (4) Impacto – que são os resultados do programa, tais como a criação de novas empresas, startups, spinoffs, novas parcerias para a transferência tecnológica, para o co-desenvolvimento, o corporate venture e a inovação aberta.

As equipes participantes do programa terão oportunidade de interação com as áreas técnicas do Ministério da Saúde, visando a aplicação de suas tecnologias no SUS. As atividades estão previstas para começar em 03 de fevereiro de 2020.

Confira o resultado final da segunda rodada do Inova Labs Fiocruz e saiba mais sobre a iniciativa clicando aqui.

Voltar ao topoVoltar