• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

31/03/2023

Projeto Plataforma de Saberes do INI/Fiocruz retoma suas atividades


Estagiária: Bárbara Clara | Ed. Alexandre Magno

Após uma breve pausa de final de ano, o projeto Plataforma de Saberes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) retomou suas atividades. A infectologista Maria Pia abriu as atividades do ano com a roda de conversa Vamos conversar sobre o que é covid longa? Pia é pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e Aids (LapClin Aids). Seguida à essa atividade, os participantes do projeto tiveram aula de artesanato, no dia15/03, na oficina conduzida pela professora e pedagoga, Diana Mosqueira Ribeiro, que aproveitou a proximidade da Páscoa para produzir com os alunos peças relacionadas à data.

Ao longo do mês de março, as atividades do projeto foram semanais - todas às terças e quintas-feiras, das 9h às 10:45h, com as atividades físicas e práticas corporais na quadra de esportes da Asfoc-SN. As atividades são voltadas para colaboradores do INI/Fiocruz, participantes do projeto, e amigos e familiares da Associação de Pacientes Lutando para Viver Amigos do INI/Fiocruz que também apoia o projeto, além de outros grupos comunitários como o Clube Amigas da Mama, Associação Rio Chagas do IOC/Fiocruz, Divas da Vida+, e Comitê Assessor Comunitário do Hospital Geral de Nova Iguaçu.

O projeto Plataforma de Saberes nasceu, em 2012, da junção dos projetos "Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias: uma iniciativa permeada pela humanização na construção compartilhada de conhecimentos" e "Atividades complementares em saúde e ambiente do Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias: uma iniciativa de difusão e popularização da ciência".

 Durante a pandemia de covid-19, o projeto produziu 23 vídeos educativos que estão disponíveis em seu canal do Youtube. Com a retomada das atividades presenciais, pós pandemia, os organizadores do projeto vêm alcançando seus objetivos e desenvolvendo práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento. "Promovemos o envolvimento de pesquisadores e profissionais das Biociências e da Saúde e de grupos comunitários na produção de conhecimentos relacionados com os processos de determinação social da saúde e promoção da saúde; divulgamos o conhecimento científico, por meio de visitas a exposições científicas, centros e museus de ciência, palestras, oficinas de geração de renda entre outros; produzimos materiais educativos com a participação e envolvimento da comunidade; ampliamos e difundimos ações inovadoras que contribuem para a melhoria da saúde da população, dos serviços de saúde e do sistema único de saúde, como a realização de atividades físicas e práticas corporais, práticas integrativas e complementares em saúde que melhorem tanto a saúde física quanto mental dos participantes do projeto", explicou Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (Lap-Epidss) e responsável pelo projeto.

Próximas atividades

As próximas atividades acontecerão nos dias 11/04,04/05 e 06/06, com as palestras "Novas aposentadorias e benefícios por incapacidade", "Imunização nas Gestantes vivendo com HIV" e "Oficina com material sustentável para geração de renda", respectivamente.

Equipe Plataforma de Saberes

Além da chefe do Lap-Epidss, Claudia Teresa, coordenadora do projeto, a iniciativa conta com os servidores do Lap-Epidss, José Liporage, Maria Isabel Gouvêa e Maria de Lourdes Teixeira; a estagiária Luíza Assad; os bolsistas da Faperj, Clarice Silva de Santana (Assistente de Pesquisa), Charles Hudson Sesana (Professor de Educação Física), Diana Ribeiro (Professora de Artesanato), Janice Soares (Professora de Tai Chi Chuan), Sandra Mazzoni (Professora de Dança Circular). Conta também com investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes e Patrícia Ferreira.

Voltar ao topoVoltar