• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

21/11/2022

Projeto Plataforma de Saberes realiza atividade física e práticas corporais para promoção da saúde


Alexandre Magno | Fotos: Renan Melgaço

O projeto Plataforma de Saberes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) durante seu calendário de novembro realizou duas aulas para a promoção da saúde por meio da atividade física e práticas corporais. As atividades aconteceram nos dias 10/11 e 17/11, com o tema: Aulão de Exercício Verde do Projeto Plataforma de Saberes - Vivenciando a Atividade Física em contato com a natureza”.

A primeira atividade do “Aulão” foi realizada no dia 10/11 contou com a participação do professor de Educação Física e integrante do Projeto, Charles Hudson Sesana, que proporcionou aos participantes atividades que trabalharam a coordenação motora, flexibilidade, alongamento, fortalecimento muscular, percepção de lateralidade, equilíbrio, orientação espacial, locomoção e mobilidade.

No dia 17/11, aconteceu a segunda atividade do Aulão, dessa vez com a prática do Tai Chi Chuan. A instrutora também integrante do Projeto, Jane Soares, trabalhou o alongamento harmônico com movimentos livres, Patuan Ching (exercícios da colheita) Taichi Too (alongamento com dança que trabalha equilíbrio e coordenação motora), técnicas de meditação, relaxamento e respiração, promovendo assim o bem-estar físico e mental.

Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), responsável pelo Projeto, explicou aos participantes o objetivo da proposta e os benefícios do exercício verde, que recebe este nome quando a atividade física é praticada na presença da natureza. Ela contou que a proposta das aulas foi a de promover ações de orientação, divulgação e incentivo às atividades físicas e às práticas corporais e divulgar os benefícios do exercício verde para a saúde e qualidade de vida. “Possibilitar a realização desses aulões aos colaboradores do INI/Fiocruz, usuários e seus amigos e familiares foi muito importante, pois responde a uma demanda dos participantes do Plataforma de Saberes em vivenciar mais experiências que envolvam o movimento e contribuam para seu bem-estar”.

Segundo a coordenadora, o retorno foi muito positivo dos participantes. “Uma das participantes - que esteve nas duas atividades – nos disse que foram as melhores coisas que aconteceram pra ela nos últimos tempos. Esse tipo de feedback nos motiva a promover cada vez mais ações de promoção da saúde e de melhoria da qualidade de vida para todos que serão impactados pelas atividades promovidas pelo Projeto Plataforma de Saberes”, concluiu.

Os aulões aconteceram na área externa do INI/Fiocruz e as duas atividades contou com a participação de 15 pessoas, tendo como público-alvo colaboradores do INI, alunos, pacientes, acompanhantes e quem mais desejasse participar da iniciativa.

 

Plataforma de Saberes

O projeto Plataforma de Saberes é uma iniciativa do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), cujo objetivo é o de desenvolver práticas inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimento entre a ciência e sociedade, desenvolvendo ações em saúde de interesse coletivo. Os participantes são lideranças comunitárias, ou membros de associações de pacientes e seus familiares e amigos, como a Associação Lutando para Viver Amigos do INI, Divas da Vida Positiva, Rio Chagas e Clube das Amigas da Mama, e Educadores comunitários do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST/AIDS do INI.

Voltar ao topoVoltar