Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Karina Burini
O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) promoveu, na última quinta-feira (06/06), a oficina "Viver a Arte em Saúde: oficina de artesanato para geração de renda para promotores de saúde comunitária". O evento, conduzido pela professora e pedagoga Diana Mosqueiro Ribeiro, teve como objetivo celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e incluiu a decoração de garrafas de vidro utilizando técnicas de decupagem e pátina.
Diana relata que a oficina buscou não apenas estimular a criatividade e geração de renda entre os participantes, mas também promover a conscientização sobre a preservação dos recursos naturais. Além dos promotores de saúde comunitária, a atividade contou com a presença da médica residente em Infectologia, Joana Cardoso, do Hospital Santo Antônio, em Porto, Portugal, que está em intercâmbio no INI.
O projeto Plataforma de Saberes, iniciado em 2012, resultou da fusão dos projetos "Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias" e "Atividades complementares em saúde e ambiente". Coordenado por Claudia Teresa, chefe do Laboratório de Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (Lap-Epidss) do INI, o projeto visa promover saúde e bem-estar por meio da participação comunitária em ações inovadoras de promoção da saúde e produção de conhecimentos.
As ações do projeto enfatizam práticas integrativas e complementares em saúde, buscando melhorar a qualidade de vida dos participantes, que são denominados Promotores de Saúde Comunitária (PSC). “Esses promotores incluem líderes e membros da comunidade interna e externa do INI, como pessoas vivendo com HIV, doença de Chagas, câncer de mama, depressão e transtorno de ansiedade, além de seus amigos e familiares”, explica a coordenadora do projeto, Claudia Teresa.
Serviço
O projeto oferece Dança Circular e Tai Chi Chuan às terças e quintas, das 9 às 10h45h - próximo à farmácia, em frente ao busto de Oswaldo Cruz; e Terapia Comunitária Integrativa, toda última terça-feira de cada mês. O projeto promove também outras atividades como oficinas e rodas de conversa, palestras, cursos de extensão, artesanato para geração de renda, Reiki, entre outras.
Equipe Plataforma de Saberes
O projeto conta com a participação dos servidores José Liporage, Maria Isabel Gouvêa e Maria de Lourdes Teixeira; a estagiária Luíza Assad; os bolsistas da Faperj, Clarice Silva de Santana (Assistente de Pesquisa), Diana Ribeiro (Professora de Artesanato), Janice Soares (Professora de Tai Chi Chuan), Sandra Mazzoni (Professora de Dança Circular), e Margarete Aragão (Professora de Dança Circular e de Ioga). Conta também com investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes e Patrícia Ferreira.