• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

15/02/2023

Projeto Plataforma de Saberes realiza roda de conversa sobre a Covid Longa


Estagiária: Bárbara Clara | Ed. Alexandre Magno

As atividades do Projeto Plataforma de Saberes, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), retornaram nesta terça-feira (14/02), com a roda de conversa Vamos conversar sobre o que é Covid longa? que teve como palestrante a infectologista e pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e Aids (LapClin Aids), Maria Pia Diniz.

Iniciando a apresentação, Maria Pia destacou a importância de encontros para o  esclarecimento de dúvidas e que tiram a sensação de insegurança da população em geral que pode acabar se deparando com alguma notícia falsa “É um resumo para esclarecimento, porque a gente sabe que aqui, o grande foco da Fiocruz (pesquisa, ensino, informação, ciência) é que isso, chegue para todos, para o paciente, para a população, para a comunidade”

A pesquisadora contou que, após esses primeiros anos da pandemia da covid-19,  pacientes que tiveram a doença continuavam a apresentar sintomas ou começaram a desenvolver sintomas mesmo após não estarem mais infectados. Essa observação fez com que fosse definido a Covid longa ou Síndrome pós-Covid-19, que, até o momento, tem como definição os sintomas que permanecem três meses após o início dos sintomas da doença.

Sintomas como cansaço, tosse, dificuldade ou dor para respirar são os mais comuns e que podem permanecer após um tempo. Outros sintomas, não tão recorrentes, podem ser  dores de cabeça, tontura, alteração do olfato ou do paladar, esquecimento e falta de concentração, explica a infectologista, que diz que esses sintomas podem aparecer com o paciente tendo sido internado ou não.

A pesquisadora explicou que a forma de se prevenir da Covid Longa é mantendo os mesmos cuidados para a prevenção da covid-19,  como o uso de máscara quando indicado; lavagem das mãos e se vacinar. “Estudos mostraram que, quanto mais completo o esquema vacinal, menores as chances de ter a Covid longa", frisou.  Para assistir a roda de conversa na íntegra, clique aqui

Atividades da Plataforma de Saberes

Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (LAP-EPIDSS), responsável pelo Projeto, explicou sobre a retomada das atividades em 2023. Ela contou que as atividades físicas e práticas corporais que fizeram sucesso entre os participantes do projeto vão retornar às terças e quintas das 9h às 10h45, na quadra de esportes do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN) sendo ministradas pelo professor Charles Sesana e pela professora Jane Soares.

Voltar ao topoVoltar