• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

22/08/2023

Projeto Plataforma dos Saberes agrega nova parceria à iniciativa


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

O projeto Plataforma de Saberes do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) retoma suas atividades no dia 05 de Setembro, com novo parceiro, o Coletivo Especiais da Maré.  A nova parceria se une aos grupos que já integram a iniciativa: Associação Lutando para Viver Amigos do INI; Associação Rio Chagas; Divas da Vida +; e Clube das Amigas da Mama. No dia 15/08, os integrantes do coletivo tiveram oportunidade de conhecer o projeto e os atuais participantes. 

O Coletivo é formado por moradores do Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, e tem como objetivo oferecer assistência para pessoas com deficiência que morem na localidade. Margarete Aragão, professora de Ioga e Dança Circular, e Janice Soares Amaral, instrutora de Tai Chi Chuan, são as professoras das atividades físicas e práticas corporais que retomam todas às terças e quintas, das 9 às 10h45h, próximo à farmácia em frente ao busto de Oswaldo Cruz na área do Instituto (situado no campus da Fiocruz em Manguinhos no Rio de Janeiro).

As atividades do Projeto Plataforma de Saberes são direcionadas para os membros e lideranças dos grupos comunitários que integram a iniciativa, bem como  amigos e familiares, mas também é aberta, e incentivadada, à participação dos colaboradores e servidores do INI e de toda a Fiocruz.

"Estamos sempre buscando novas formas de produzir o conhecimento, inclusão social, melhoria da qualidade de vida, valorização da autoestima e o incentivo de cada um dos cidadãos que fazem parte a serem multiplicadores em suas comunidades.", explicou Claudia Teresa, coordenadora do Laboratório de Pesquisa em Epidemiologia e Determinação Social da Saúde (Lap-Epidss) e responsável pelo projeto.

O projeto Plataforma de Saberes nasceu, em 2012, da junção dos projetos  Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias: uma iniciativa permeada pela humanização na construção compartilhada de conhecimentos e Atividades complementares em saúde e ambiente do Grupo de Estudo em Epidemiologia e Prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias: uma iniciativa de difusão e popularização da ciência.

Serviço

As atividades de Ioga, Dança Circular e Tai Chi Chuan acontecerão todas às terças e quintas, das 9 às 10h45h, próximo à farmácia, em frente ao busto de Oswaldo Cruz. Outras atividades estão previstas para esse 2o semestre/2023, como por exemplo oficinas e rodas de conversa sobre: Nutrição e Jardinagem, Artesanato, Confecção de Mandalas, Reiki, entre outras.

O projeto também disponibiliza atividades realizadas no período da pandemia da COVID-19, pelo seu canal do YouTube, clique aqui.

Equipe Plataforma de Saberes

Além da chefe do Lap-Epidss, Claudia Teresa, coordenadora do projeto, a iniciativa conta com os servidores do Lap-Epidss, José Liporage, Maria Isabel Gouvêa e Maria de Lourdes Teixeira; a estagiária Luíza Assad; os bolsistas da Faperj, Clarice Silva de Santana (Assistente de Pesquisa), Charles Hudson Sesana (Professor de Educação Física), Diana Ribeiro (Professora de Artesanato), Janice Soares (Professora de Tai Chi Chuan), Sandra Mazzoni (Professora de Dança Circular) e mais recentemente a Profa. Margarete Aragão (Professora de Dança Circular e de Ioga). Conta também com investigadores do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, João Arriscado Nunes e Patrícia Ferreira.

 

Voltar ao topoVoltar