Carolina Landi
O Ipec recebeu, nos dias 28 e 29 de novembro, uma visita técnica dos alunos do segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O grupo, composto por alunos da área de concentração em Doenças Transmissíveis e de diferentes formações, também passou por um período de observação sistemática nos setores correspondentes às formações dos residentes: Farmácia, Psicologia, Nutrição e Serviço Social.
Iniciada em 2010, a Residência Multiprofissional da UFRJ, é dividida em 3 áreas: Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e DIP (Doenças Infecciosas Parasitárias), com programas de Aids, hanseníase e tuberculose. “É interessante os alunos conhecerem como funciona essas áreas no Ipec, que é uma referência internacional nessas áreas”, diz Marlete Pereira, do Serviço de Nutrição do Ipec, que também dá expediente na Residência Multiprofissional da UFRJ. “Acredito que essa experiência também é muito boa para o Ipec. Apesar de atender ao público, ainda não temos a experiência de residência multiprofissional”, complementa a nutricionista do Ipec Patrícia Brito.
No primeiro ano, os residentes (R2) passam por todas as áreas do hospital. No segundo ano em diante, começam a ter contato com a área de Doenças Infecciosas Parasitárias. O grupo atende no ambulatório multiprofissional e na área de informação, através do Grupo de Adesão para os pacientes do Hospital.
Avaliação dos residentes
Os residentes consideraram a visita “bem proveitosa”. Destacaram o SISPEC, o sistema de prontuário eletrônico do Ipec, por reunir informações de todas as áreas. “Fomos muito bem recebidas. Os funcionários estão muito bem integrados, as pessoas são comprometidas com o trabalho”, disse a residente de Farmácia, Fernanda Coelho. “A troca foi muito rica. O Ipec é um hospital que funciona de forma muito bem articulada. Foi uma oportunidade única”, comenta Juliana Ramadas, nutricionista e também residente do programa multiprofissional.