• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

09/05/2024

Saúde, educação e esporte no mês de Abril, dedicado às pessoas acometidas pela doença de Chagas


Projeto CUIDA Chagas

Desde 2020, o calendário internacional da saúde instituiu o dia 14 de abril como o Dia Mundial da doença de Chagas. Neste ano, a campanha internacional concentrou-se na pauta por “diagnóstico precoce, tratamento eficaz e cuidado durante a vida toda para as pessoas afetadas”. Com o intuito de ampliar a campanha internacional para o âmbito local, o projeto CUIDA Chagas promoveu mais de 50 ações educativas e de mobilização nos municípios de Rosário do Sul (RS), Janaúba (MG), Riachão da Neves (BA), Paraúna (GO) e Igarapé-Miri (PA), localidades onde o estudo de implementação vinculado ao projeto está em curso. Essas ações foram lideradas pelas secretarias municipais de saúde e executadas em colaboração com outros parceiros locais.

No total, 22 escolas e 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) somaram-se à campanha, envolvendo mais de 12 mil estudantes do ensino fundamental e médio e mais de 150 profissionais de saúde, incluindo médicos(as), enfermeiros(as), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes de Combate a Endemias (ACE) e outras categorias que atuam na Vigilância Epidemiológica e na Atenção Primária em Saúde (APS). Tal como comentou a pesquisadora principal de CUIDA Chagas no Brasil, Fernanda Sardinha (INI, Fiocruz): 

“Durante as ações foi muito importante interagir com públicos diversos e envolver profissionais de saúde para unir forças frente a esta doença tão negligenciada. Falar que a doença de Chagas existe e necessita de nossa atenção é um dever de todos os trabalhadores e cidadãos. Estamos empenhados em estimular a melhora dos serviços de saúde e a criação de fluxos de cuidado para as populações afetadas. O compromisso das gestões municipais foi, sem dúvida, um fator fundamental para o sucesso da campanha para o Dia Mundial de Chagas 2024 que nosso projeto impulsionou.”

Durante as ações educativas foram distribuídos mais de 2300 exemplares da Revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre a doença de Chagas. Esse material, produzido pelo Instituto Maurício de Sousa e Médicos Sem Fronteiras Brasil, contribuiu de forma lúdica para a abordagem do tema com públicos infantis e juvenis. O destaque deste ano foram as ações de mobilização no espaço público que envolveram atividades esportivas como o beach tênis, pedalada, corrida, vôlei e atividades físicas ao ar livre. No conjunto dos cinco municípios do Brasil envolvidos no projeto CUIDA Chagas, estas atividades tiveram a participação de mais de 400 pessoas. De acordo com o gerente de Comunicação e Engajamento Comunitário de CUIDA Chagas, Javier Abi-Saab: 

“Relacionar doença de Chagas com esporte foi uma ideia muito inovadora e efetiva para levar o tema da doença de Chagas até públicos mais amplos, além de promover atividades atraentes e positivas que trouxeram outra vinculação com um assunto que geralmente evoca tristeza, medo e preconceito. No projeto estamos muito satisfeitos com o empenho das prefeituras e das equipes locais no desenvolvimento dessas ações. Esperamos que seja um aprendizado para repetirmos nos próximos anos.”    

Nos outros países de atuação de CUIDA Chagas também houve atividades relevantes no marco do Dia Mundial de Chagas 2024. Na Bolívia foi realizada uma caminhada junto à Feira de Saúde do município de Sucre, Chuquisaca. Na Colômbia, na localidade de Boavita, Boyacá, se promoveram atividades esportivas com adolescentes e jornadas de sensibilização nos estabelecimentos de atenção básica. Por fim, no Paraguai ocorreram diversas ações de sensibilização e testagem nas unidades de APS nos municípios de atuação do projeto.

Acesse aqui para baixar a Revista em quadrinhos da Turma da Mônica sobre doença de Chagas

Assista ao teaser da web-série lançada por CUIDA Chagas no Dia Mundial da doença de Chagas 2024

Siga CUIDA Chagas nos seus canais digitais: 

 

Voltar ao topoVoltar