• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

22/03/2019

A Saúde no Brasil


Texto: Antonio Fuchs / Revisão: Juana Portugal

A conjuntura atual da política de Saúde no Brasil foi o tema da aula inaugural do ano letivo dos cursos Lato sensu do INI, no dia 12 de março, no auditório do Pavilhão de Ensino, ministrada pela assistente social e pós-doutora em Serviço Social pela UFRJ, Maria Inês Souza Bravo. Durante sua exposição, a pesquisadora traçou um panorama para a área desde o processo de reforma sanitária no país, iniciado na década de 80, até os dias de hoje.

Maria Inês apresentou aos alunos os diferentes conceitos que colaboraram para a construção do sistema de Saúde brasileiro, desde o Projeto de Reforma Sanitária, nos anos 80, prevendo uma Saúde Pública totalmente estatizada e que serviu de base para a consolidação do Sistema Único de Saúde, passando pela abertura do setor ao capital privado nos anos 90, por conta do neoliberalismo instalado no país, chegando ao modelo em vigor de uma Reforma Sanitária Flexibilizada.

A pesquisadora abordou ainda as mudanças ocorridas no financiamento da Saúde nos últimos anos e fez uma reflexão sobre as perspectivas futuras. Maria Inês convocou os novos estudantes para um maior engajamento por conta da realização da 16ª Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em agosto desse ano. “É um momento importante para o país. Temos que ter o pessimismo da razão, o otimismo da vontade e apresentar propostas para melhorar o quadro atual do nosso Sistema Único de Saúde”, encerrou.

A abertura, dirigida pela assistente social Maria do Socorro Ferraz Machado, contou com a participação da coordenadora do Programa de Pós-graduação Lato sensu, Suze Rosa Sant'Anna, dos alunos dos cursos de especialização em Enfermagem em Doenças Infecciosas e Parasitárias, Fisioterapia Hospitalar com Ênfase em Doenças Infecciosas, Nutrição Clínica Aplicada à Infectologia e Psicologia Hospitalar na Área da Infectologia, além de pesquisadores do INI e da Fiocruz.

 

Fotos: Antonio Fuchs

Voltar ao topoVoltar