• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

30/06/2023

Seminário "Quo vadis, Covid-19 e outras emergências?" analisa desafios globais da saúde


Karina Burini | Ed. Alexandre Magno

No dia 28/06, às 10h, ocorreu o seminário Quo vadis, Covid-19 e outras emergências? no canal do YouTube VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz. O evento, coordenado pela infectologista e pesquisadora Valdiléa Veloso, diretora do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), reuniu renomados palestrantes e contou com a participação de mais de 250 pessoas ao vivo em transmissões com traduções simultâneas o inglês, espanhol e português.

Entre os palestrantes estiveram presentes o pesquisador Marcos Cueto, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), a pesquisadora Margareth Dalcomo, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz), o pesquisador Carlos Morel, da Fiocruz, a pesquisadora Pilar Ramón-Pardo, da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS), e o pesquisador Rivaldo Venâncio, da Fiocruz. O seminário abordou importantes questões relacionadas à Covid-19 e outras emergências de saúde.

Durante sua fala, Valdiléa ressaltou a importância do planejamento e da preparação para enfrentar futuras ameaças, destacando que a saúde global é agora um desafio planetário que exige a colaboração de todos os países. Ela também enfatizou a relevância da ciência e da estrutura adequada para o desenvolvimento rápido de produtos e vacinas.

A diretora do INI chamou a atenção para a influência das questões políticas e das fake news no contexto atual, ressaltando a necessidade de pessoas sérias e competentes ocupando posições-chave. A transparência foi apontada como um elemento essencial para analisar as informações e decisões relacionadas à saúde.

A diretora do INI/Fiocruz também abordou a preocupação com a população que enfrenta dificuldades para receber os serviços de atenção à saúde necessários. Além disso, ela ressaltou o desafio representado pela Covid Longa, que trará consequências para muitos anos, exigindo avaliação e clínicas de reabilitação para aqueles que enfrentam incapacidades decorrentes da doença.

“Essa questão da Covid Longa é o grande desafio hoje para todos os países e vamos ter essas consequências conosco durante muitos anos, pessoas incapacitadas, mais gravemente, mais intensamente ou menos, mas muitas pessoas incapacitadas precisando de avaliação e de clínicas de reabilitação para acompanha-las. Nós que já tínhamos problema de acesso à reabilitação temos agora um desafio maior ainda”

O seminário completo pode ser acessado no link: https://bit.ly/3po0upk

Você também poderá gostar:

Inaugurado no INI/Fiocruz o Centro de Covid Longa

 

Voltar ao topoVoltar