• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

07/11/2022

Simpósio marca 104 anos do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas


Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) comemora nesta terça-feira (08/11), 104 anos de atividades. Para marcar a data, será realizado o Simpósio INI 104 Anos, com início no próprio dia 08/11 e término no dia seguinte, 09/11.  O evento será presencial, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Instituto no Youtube, acesse aqui.

A programação do simpósio contará com apresentações, mesas redondas e debates com a participação do corpo de pesquisadores do Instituto e convidados. A mesa de abertura, no dia 08/11, iniciará às 9h30 e contará com a presença da presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima; do vice-presidente de Gestão e Desenvolvimento Institucional da Fiocruz, Mário Santos Moreira; e da diretora Valdiléa Veloso. Na sequência, o secretário de Estado da Saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe, fará a conferência O papel estratégico do INI como referência em doenças infecciosas para o SUS no Estado do Rio de Janeiro. Após a conferência do Secretário, o coordenador do Centro Hospitalar do INI/Fiocruz, André Japiassú, fará a conferência: Centro Hospitalar: enfrentamento da pandemia de covid-19 e novas perspectivas, com a moderação do vice-diretor de Serviços Clínicos do INI, Estêvão Portela.  

A programação da manhã do primeiro dia do Simpósio INI 104 Anos, termina com o lançamento do filme “O Hospital” que contará com apresentação da cineasta Joana Pimenta e também da diretora do Instituto, Valdiléa Veloso. Confira a programação completa aqui.

A programação da parte da tarde terá início às 13h30, com a mesa redonda Experiências Multiprofissionais em Assistência, Ensino e Pesquisa no INI, com a participação dos pesquisadores do Instituto e a moderação da vice-diretora de Gestão, Solange Siqueira. Após o debate e o intervalo, começará, às 15h, a mesa redonda Monkeypox – Epidemiologia e Clínica, com a moderação da chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em IST e Aids do INI, Beatriz Grinsztejn.

A programação no dia 09/11 inicia às 9h30 com a conferência: Micologia no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas – ontem, hoje e amanhã, que será apresentada pela vice-diretora de Pesquisa do INI/Fiocruz, Rosely Zancopé, com moderação de Antonio Carlos Francesconi do Valle, chefe do Laboratório de Pesquisa Clínica em Dermatologia do INI. Na sequência, às 10h, haverá homenagem in Memoriam ao pesquisador do INI e Pesquisador Emérito da Fiocruz, Bodo Wanke. A solenidade contará com a presença da ex-pesquisadora do INI, Márcia dos Santos Lazéra – familiar do homenageado -, da diretora Valdiléa Veloso e da pesquisadora do INI, Maria Regina Cotrim Guimarães. Às 11h, a mesa redonda Destaques da Micologia do INI, encerra as atividades da manhã, com a moderação da vice-diretora de Pesquisa, Rosely Zancopé.

A programação da tarde do dia 09/11, inicia às 13h45 com a mesa redonda Pesquisa e Inovação no INI/Fiocruz – Parte I. A diretora do INI participará desta mesa, apresentando os principais resultados do projeto ImPrEP. Após o debate e o intervalo, às 15h15, a mesa redonda Pesquisa e Inovação no INI/Fiocruz – Parte II aportará novas contribuições para o tema Pesquisa e Inovação no INI. A moderação das duas mesas será feita pelo vice-diretor de Ensino do INI, Mauro Brandão. O simpósio INI 104 Anos se encerra às 16h30.

Confira a programação completa aqui.

Voltar ao topoVoltar