• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

28/08/2023

Terceira temporada da série "Mulheres na Fiocruz: Trajetórias" traz diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso


Karina Burini | Ed. Alexandre Magno

A Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) lançou a terceira temporada da série de vídeos intitulada "Mulheres na Fiocruz: Trajetórias". O objetivo central desta temporada é destacar o papel proeminente desempenhado por mulheres na atuação da Fiocruz em diferentes cenários de emergências sanitárias, como covid-19,  HIV/aids, dengue, zika, chikungunya e meningite. A infectologista, pesquisadora e diretora do INI/Fiocruz, Valdiléa Veloso, é uma das sete protagonistas dessa temporada. No vídeo podemos conhecer um pouco da sua história e atuação nas respostas às emergências sanitárias enfrentadas pelo Instituto. 

A série de vídeos apresenta entrevistas com sete mulheres de diversas áreas de pesquisa da Fiocruz. O propósito é ilustrar as várias maneiras pelas quais as cientistas contribuem durante situações de emergência no país. Essa contribuição abrange desde o trabalho nos laboratórios até a interação com a sociedade.

Além da diretora do INI, a série retrata a história e atuações em emergências sanitárias das pesquisadoras: Rita Nogueira, ex-chefe do Laboratório de Flavivírus, atualmente credenciado como Laboratório de Arbovírus e Vírus Hemorrágicos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Elena Caride, gerente do Programa de Vacinas Virais da Vice Diretoria de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos; Marilda Siqueira, Chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Simone Monteiro, Pesquisadora em Saúde Pública do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); Denise Valle, Pesquisadora do Laboratório de Medicina Experimental e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz); e Celina Turchi, Pesquisadora visitante no Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco).

O lançamento da terceira temporada aconteceu na última sexta-feira (25/08) às 14h30, durante uma solenidade realizada no Centro de Documentação e História da Ciência (CDHS). A ocasião contou com a presença das produtoras e pesquisadoras entrevistadas para o projeto. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal da Casa de Oswaldo Cruz no YouTube.

Para assistir aos vídeos, basta acessar o canal da COC/Fiocruz.

Voltar ao topoVoltar