Estagiária: Bárbara Clara| Ed.: Alexandre Magno
O trabalho do pesquisador do Laboratório de Pesquisa Clínica e Vigilância em Leishmanioses (LaPClin VigiLeish) do INI, Marcelo Lyra, foi um dos escolhidos na sessão “Principais Artigos em Medicina Tropical e Parasitologia Clínica”, do Congresso Europeu sobre Microbiologia Clínica e Doenças Infecciosas (ECCMID) em Barcelona, Espanha.
O evento tem como objetivo rever as publicações mais relevantes na área de Medicina Tropical e Parasitologia Clínica dos últimos 12 meses.
O artigo “Um Ensaio Randomizado, Controlado, de Não Inferioridade e Multicêntrico de Tratamento Sistêmico vs Intralesional com Antimoniato de Meglumina para Leishmaniose Cutânea no Brasil”, foi escolhido durante o Congresso pelo professor Martins Montes, especialista em medicina tropical, de Lima, Peru.
Marcelo explica que o estudo compara dois tratamentos para leishmaniose cutânea, o antimoniato de meglumina intralesional (IL-MA) versus o antimoniato de meglumina sistêmico (S-MA). Os resultados demonstraram que o IL-MA é tão eficaz quando o S-MA, no entanto, com menos efeitos colaterais.
“Esse trabalho ter sido escolhido entre um dos dez mais importantes nos últimos 12 meses, dentro da área de medicina tropical e doenças parasitárias, foi de extrema importância, pois mostra a relevância do estudo que propõe uma mudança no tratamento para leishmaniose cutânea”, explica Marcelo.