• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

15/06/2022

Varíola dos macacos (Monkeypox)


Serviço de Vigilância em Saúde (INI/Fiocruz)

28.06.2022 - 16h30

A atualização de dados da OMS publicada em 22 de junho aborda os recentes surtos de monkeypox em diferentes países sem a distinção entre países endêmicos e não endêmicos. Entre 1 de janeiro e 22 de junho de 2022 foram confirmados por laboratório 3413 casos de monkeypox, um caso provável (Austrália) e um óbito (Nigéria), em 50 países membros das regiões da OMS (Regiões das Américas, África, Europa, Mediterrâneo Oriental e Pacífico Ocidental). Os casos confirmados são, em sua maioria (86%), provenientes da região da Europa. 

Neste surto observa-se que muitos casos não apresentam o quadro clínico descrito classicamente (febre, linfadenomegalia, seguidos por uma erupção cutânea com evolução centrífuga). As características atípicas descritas incluem: apresentação de poucas ou mesmo apenas uma lesão; lesões que aparecem em diferentes estágios (assíncronos) de desenvolvimento; e o aparecimento de lesões antes do início da febre, mal-estar e outros sintomas constitucionais.

No Brasil, até 27 de junho, foram confirmados 20 casos, 20 foram descartados e 50 suspeitos permanecem em investigação.

Foi confirmado em 14/06 o primeiro caso no Rio de Janeiro, atendido no INI (para ter mais informações acesse https://www.ini.fiocruz.br/nota).

Até o momento foram atendidos e notificados 27 casos suspeitos de monkeypox no Instituto, sendo: 05 confirmados, 09 descartados e 13 ainda em investigação. Dois pacientes foram internados.

As medidas de prevenção recomendadas são: uso de máscaras e lavagem das mãos, já que a transmissão ocorre principalmente por gotículas respiratórias, contato com fluidos corporais, lesões cutâneas ou materiais contaminados.

Para atualização dos dados acesse:

CDChttps://www.cdc.gov/poxvirus/monkeypox/index.html

OMS:https://www.who.int/emergencies/disease-outbreak-news/item/2022-DON396

 

Voltar ao topoVoltar