• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Pós Graduação Lato sensu

Objetivo do programa

O programa de pós-graduação lato sensu da Vice-Direção de Ensino do INI tem como objetivo aprofundar conhecimentos teóricos e práticos de profissionais para funções especializadas na área de Saúde e Ciência & Tecnologia em Saúde que atendam às exigências de melhoria e aperfeiçoamento das atividades do Sistema Único de Saúde e do mercado de trabalho em geral. Tem como desafio permanente, portanto, o reforço de uma robusta articulação com o serviço e a pesquisa na área da infectologia.

Cursos oferecidos

O programa de pós-graduação lato sensu oferece cerca de 10 cursos anuais, cujas temáticas estão relacionadas às inovações técnico-científicas da área de infectologia, nas seguintes modalidades:  

1) Curso de especialização lato sensu

Os cursos de especialização do INI tem como objetivo aprofundar conhecimentos e habilidades profissionais em diferentes áreas do conhecimento relacionadas à infectologia. Tem duração mínima de 360 horas e exigem a entrega de monografia ou trabalho final de curso (TCC) para emissão do certificado de conclusão, conforme disposto da Resolução CNE/CES n.1, de 8 de junho de 2007.

Conheça os cursos oferecidos.

2) Cursos de Aperfeiçoamento e Atualização de pós-graduação

2.1) Aperfeiçoamento

Os cursos de Aperfeiçoamento oferecidos pelo INI são considerados cursos de pós-graduação, conforme disposto no inciso III do art.44 da Lei 9394/96. Tem por objetivo prover reformulação parcial ou aprimoramento de conhecimentos e habilidades na área da infectologia, ampliando habilidades e atitudes que complementam um dado perfil técnico-profissional. Podem ser regulares ou eventuais e possuem carga horária mínima de 180 horas. Confere certificado.

Conheça os cursos oferecidos

2.2) Atualização

Os cursos de atualização oferecidos pelo INI apresentam e discutem as inovações técnico-científicas e culturais nas áreas de atuação do INI. Podem ser regulares ou eventuais e possuem carga horária mínima de 30 horas. Confere certificado.

Conheça os cursos oferecidos

Público Alvo

Profissionais diplomados na educação superior.

Inscrições e informações sobre os cursos

Os cursos oferecidos pelo programa de pós-graduação lato sensu da Vice-Direção de Ensino do INI apresentam processo seletivo para ingresso.
O processo seletivo é publicado através de chamada pública que pode ser divulgada em diferentes épocas do ano. 
Para fazer inscrição, bem como obter maiores informações sobre os cursos oferecidos e as chamadas públicas abertas, você deve acessar o site www.sigals.fiocruz.br.

E-mail para contato: latosensu@ipec.fiocruz.br

Informações gerais para os candidatos e alunos

  1. A Vice-Direção de Ensino do INI não oferece bolsa de estudo nem hospedagem para alunos que venham de outro estado ou mesmo de outro país.
  2. O interessado estrangeiro será submetido às normas da FIOCRUZ.
  3. A inscrição só será aceita com a documentação completa e dentro do prazo estabelecido.
  4. A Vice-Direção de Ensino do INI poderá por motivo justo, se necessário, suspender qualquer curso sem aviso prévio.
  5. A Vice-Direção de Ensino não se responsabilizará em avisar dia, hora e local da seleção, cabendo aos alunos, entrar em contato para obter essas informações.
  6. O resultado da seleção ficará à disposição dos interessados através do site.
  7. Os documentos enviados a título de participação no processo seletivo, em caso de não seleção do candidato ou por desistência deste, ficarão à disposição por 60 dias na Vice-Direção de Ensino; após este prazo, os mesmos serão destruídos.
  8. Será cobrada taxa R$ 10,00 para expedição de 2.ª via de documentos.

Veja também

Veja mais sobre o assunto

Voltar ao topoVoltar