• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

08/11/2023

INI realiza Simpósio em comemoração aos seus 105 anos


Estagiária: Bárbara Clara| Ed. Alexandre Magno

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) comemora hoje (08/11) 105 anos de compromisso com a saúde pública. Para marcar a data, o INI realiza nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/11) o Simpósio INI 105 anos. O evento será presencial, com transmissão ao vivo pelo canal oficial do Instituto no YouTube, clique aqui.

O simpósio contará com mesas-redondas e debates com a participação de pesquisadores do INI e convidados. A mesa de abertura, no dia 09/11, iniciará às 9h30, com a presença do presidente da Fiocruz, Mario Moreira; da diretora do INI, Valdiléa Veloso; da vice-diretora de Gestão, Solange Santos; da vice-diretora de Pesquisa Clínica, Rosely Zancopé; do vice-diretor de Serviços Clínicos, Estevão Portela; e do vice-diretor de Ensino, Mauro Brandão.

Na sequência, Ana Maria Henao-Restrepo - líder do BluePrint de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para Epidemias - lançado pelo Programa de Emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS) -, apresenta a conferência Preparando-se para a próxima ameaça pandêmica: aproveitando as capacidades de P&D locais e regionais. Diversas outras palestras acontecem ao longo da programação da manhã do primeiro dia do Simpósio INI 105 Anos que termina com a apresentação do filme “O Hospital” às 12h45.

Confira a programação completa aqui.

Durante a tarde do dia 09/11, a programação inicia às 14h, com na mesa redonda Premiações recebidas pelo INI em 2023 e terá a participação dos pesquisadores do Instituto e moderação da Coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Claudia Valete. A última programação do dia será a mesa redonda Pesquisa Clínica para o SUS, que inicia Às 15h15, com a moderação da pesquisadora Raquel Oliveira.

No dia 10/11, a programação do evento começa às 9h30, com a conferência Inteligência Artificial na Saúde: Desafios e Perspectivas, apresentada pelo professor do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense, Flavio Seixas; e a moderação do pesquisador Ronaldo Moreira. Na sequência, serão apresentados mesas redondas e debates sobre os diversos temas relacionados à saúde, que contarão com moderação do vice-diretor de serviços clínicos do INI, Estevão Portela; e da Chefe do Núcleo de Inovação Tecnológica do INI, Mirian Cohen.

Às 12h45, do dia 10/11, haverá novamente a exibição do filme O Hospital. No retorno do almoço, às 14h, o simpósio recebe a presidente da Associação Brasileira de Travestis e Transexuais, Keila Simpson, para a conferência  Conquistas, avanços e desafios: acesso à PrEP pela população Trans com a moderação das educadoras comunitárias do INI, Biancka Fernandes e Laylla Monteiro. As mesas redondas da parte da tarde contarão com a moderação do Vice-Diretor de Ensino do INI, Mauro Brandão;  e do pesquisador do INI, Nilo Fernandes, com a participação nos debates dos pesquisadores e pesquisadoras do INI. O Simpósio 105 Anos termina às 16h30, com o encerramento da diretora da instituição, Valdiléa Veloso. 

O INI/Fiocruz

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz)  originou-se do Hospital de Manguinhos - idealizado por Oswaldo Cruz no início dos anos 1900 -, cujas portas se abriram para atendimento da população em 1918, tornando-se rapidamente hospital de referência para tratamento e estudos clínicos sobre doenças tropicais como Chagas, malária e leishmaniose, sendo também referência para a pandemia de gripe espanhola que assolou o mundo nos anos 1918 e 1919. 

Ao longo dos anos, o Instituto consolidou-se como referência no ensino, na pesquisa clínica e na assistência com foco nas doenças infecciosas. Os estudos realizados nos seus laboratórios de pesquisa clínica são referência nacional com reconhecimento internacional. Em 2020, durante a pandemia da Covid-19, o INI ergueu em tempo recorde de sete semanas, o Centro Hospitalar Covid-19 para atendimento dos casos mais graves da doença. Com o arrefecimento da pandemia, o Centro estendeu seu atendimento para as demais doenças infecciosas, consolidando ainda mais a sua liderança neste campo. 

O INI é uma das unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e integra o Sistema Único de Saúde (SUS). A data de aniversário e o nome do Instituto homenageiam o médico e pesquisador Evandro Chagas (filho de Carlos Chagas) falecido num acidente aéreo no dia 08 de novembro de 1940. Para saber mais sobre a historia do INI clique aqui

 

Confira a programação completa do Simpósio, clique aqui.

Para acompanhar a transmissão da programação ao vivo pelo Youtube, clique nos links abaixo:

Manhã do dia 09/11

Tarde do dia 09/11

Manhã do dia 10/11

Tarde do dia 10/11

Confira a programação completa do Simpósio, clique aqui.

Voltar ao topoVoltar