• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

27/07/2023

INI/Fiocruz celebra o 25 de Julho reconhecendo as lutas e conquistas das mulheres negras na Ciência e na Saúde


Karina Burini

O GT Diversidade, Equidade e Inclusão e a direção do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), promoveram evento para celebrar o 25 de Julho -  Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, tendo como objetivo reconhecer as lutas e conquistas das mulheres negras no campo da Ciência e da Saúde.  O evento ocorreu no auditório de Pavilhão Ensino do instituto, com transmissão ao vivo pelo YouTube, acesse aqui.

A abertura e a coordenação da programação foram feitas pela assessora de Inovação Tecnológica, Mirian Cohen, e também coordenadora do GT Diversidade, Equidade e Inclusão do INI. No início foi feita a leitura da canção Me gritaram Negra, escrito por Vitória Santa Cruz, e lida por Rafaella Silva, com a participação da audiência. 

Em seguida, foi realizada homenagem as "Mulheres Pretas na Ciência". Neste momento, personalidades como Alessandra Makeda e Jaqqueliné Goes foram reverenciadas por seus feitos na ciência, literatura científica e militância.

Uma palestra sobre “Eurocentrismo e ciências da saúde: literatura cientifica, perspectivas e desafios contemporâneos” foi realizada pelas palestrantes Andreza Paim, Damiana Rangel, Rafaella Silva e Thaylla Vargas, além de contar com a participação on-line de Juliana Neto e coordenação de Mirian Cohen.

O evento enfatizou a importância de mudar a percepção e estereótipos que cercam as mulheres negras, encorajando-as a ocupar todos os espaços, inclusive na ciência, e quebrando barreiras estruturais de discriminação e exclusão.

Encerrando a programação, a performance musical contagiou a todos. Ao final Mirian ressaltou o clima acolhedor que o evento teve. “Estou muito tocada e feliz com o ambiente acolhedor e alinhado de todos e todas as participantes em propagar amor e felicidade em meio à luta contínua por equidade e igualdade”.

Em nome do GT, Mirian Cohen avaliou que o evento serviu também para refletir o compromisso do INI em promover relações mais equânimes e igualitárias para todas as mulheres.

Veja aqui o ábum completo com as fotos do evento.

Talvez você queira ler também:

INI/Fiocruz homenageia mulheres negras lationamericanas e caribenhas

 

  • Dra. Mirian Cohen, assessora de Inovação do INI faz abertura do evento comemorativo ao 25 de Julho. A Dra, Mirian é uma mulher negra, com os cabelos na altura dos ombros. Ela veste um blaser vermelhor e uma saia estampada. Ao fundo tem a projeção do tema do evento.
  • Dra. Rafaella Silva faz leitura da poesia "Me Gritaram Negra" de  Vitória Santa Cruz. Ela veste um blaser branco. Ela tem os cabelos longos abaixo dos ombros, na altura do colo. Usa uma saia estampada.
  • Imagem com o auditório do INI com as pessoas assistindo abertura do evento.
  • Imagem com o auditório do INI com as pessoas assistindo abertura do evento.

Voltar ao topoVoltar