• Diminuir tamanho do texto
  • Tamanho original do texto
  • Aumentar tamanho do texto
  • Ativar auto contraste
Selecione uma tarefa

Início do conteúdo

Residência Médica e Internato

COMUNICADO:

Aberta as inscrições para as vagas de estágio em internato médico 2024.1

O QUE É O INTERNATO MÉDICO?

É uma Disciplina obrigatória nos cursos de Medicina na qual o estudante, já aprovado em todas as Disciplinas Básicas, Clínicas e Cirúrgicas, acompanha as rotinas dos Serviços de diversas especialidades para adquirir experiência profissional e desenvolver as habilidades médicas, em molde semelhante ao de uma Residência Médica, porém, com duração e carga-horária bastante reduzidas.

Como Disciplina obrigatória dos cursos de Medicina, o Internato é oferecido no âmbito da própria Faculdade, e tem como objetivo habilitar o médico para atuar como generalista, nas diversas áreas da Medicina. Porém, algumas Faculdades disponibilizam um período do Internato no qual permitem que o aluno escolha uma especialidade para estagiar, permitindo que ele tenha maior segurança na decisão sobre qual especialidade vai seguir. Entretanto, especialidades médicas como a Infectologia possuem poucos Serviços realmente capazes de oferecer um ambiente de aprendizagem que possibilite o desenvolvimento de alguma experiência e ao mesmo tempo desperte o interesse do aluno pela especialidade. Com objetivo de aproximar a Infectologia de estudantes de medicina que se interessem pela especialidade, o INI oferece vagas para Internato optativo em Infectologia.

SOBRE A INFECTOLOGIA:

A Infectologia ou DIP (Doenças Infecto-Parasitárias) é uma área da Medicina que se dedica ao estudo das moléstias causadas por patógenos como vírus, bactérias, protozoários, fungos e príons.

No Brasil, é reconhecida como especialidade médica pela AMB e CFM há mais de 20 anos, mas sua origem como especialidade médica é relativamente recente. Começou a ganhar maior importância somente após a descoberta da penicilinas e os avanços tecnológicos, que permitiram melhor conhecimento da Imunologia, e consequentemente da  relação entre parasitos e hospedeiros. Até então, as doenças infecciosas eram estudadas apenas como um ramo da clínica médica e posteriormente da Medicina Tropical.

Com o desenvolvimento urbano e dos transportes, o crescimento da população e o aumento de áreas de influência antrópica, diversas doenças infecciosas tornaram-se emergentes e re-emergentes. Ao mesmo tempo, a descoberta de novas tecnologias também possibilitou o desenvolvimento de diversas classes antibióticos, que consequentemente levaram ao aparecimento de micro-organismos cada vez mais resistentes. E por fim, com a descoberta da AIDS, novos conceitos sobre patógenos oportunistas foram agregados ao roll da Infectologia, que se tornou hoje uma especialidade de grande importância para a sociedade.

A Infectologia é atualmente uma das especialidades médicas mais completas, pois não estuda o ser humano apenas por um único órgão, e atua desde o nível ambulatorial até a terapia intensiva. Além de atuar também na medicina preventiva e na saúde coletiva, usando a epidemiologia e imunizações (vacinas) como ferramentas no controle das epidemias e endemias.

ATIVIDADES DO INFECTOLOGISTA

Diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de Doenças Tropicais em geral; infecção pelo HIV, AIDS e infecções oportunistas; doenças transmitidas por picadas de inseto ou animal peçonhento; hepatites virais; infecção pelo HTLV e outras infecções transmitidas por transfusão sanguínea ou acidente pérfuro-cortante; tuberculose pulmonar, extra-pulmonar ou disseminada; infecções supurativas; sepses; doenças adquiridas durante viagens (nacionais ou internacionais). Investigação de etiologias infecciosas nas Doenças Febris Agudas e Febres de Origem indeterminada. Imunizações. Elaboração de estratégias para uso racional de antibióticos em ambiente hospitalar (CCIH – Comissões de Controle de Infecção Hospitalar). Elaboração de estratégias profiláticas para viajantes.

INTERNATO EM INFECTOLOGIA NO INI:

Público: O programa de Internato em Infectologia no INI é destinado a estudantes de Medicina que estejam cursando o Internato em Faculdade que permita um rodízio optativo externo, e que tenham despertado algum interesse pela especialidade.

Programa e Carga-Horária: O programa de Internato optativo está ligado à Coordenação de Residência Médica em Infectologia, e foi estruturado em molde semelhante ao da Residência, porém, adaptado para o regime de Internato. O programa consiste em 40h semanais, totalizando 30h de atividades supervisionadas e 10h de atividade auto-dirigida não supervisionada (day-off), para que o aluno tenha tempo suficiente para estudar sozinho os temas abordados. Das 30h supervisionadas, 22h são dedicadas a atividades assistenciais a pacientes internados, 4h ao ambulatória de HIV/AIDS e outras 4h ao ambulatório de Doenças Febris Agudas.

Duração: De acordo com a disponibilidade de vaga para o período pretendido, a duração do Internato será de acordo com o período disponibilizado pela Faculdade do aluno, que deve constar em um Termo de Compromisso assinado entre a Faculdade, o aluno e a Coordenação de Residência Médica do INI.

Inscrição: O aluno interessado deve preencher o formulário de solicitação de vaga (abaixo), anexando-se cópia do currículo, com antecedência mínima de 6 meses do início do período pretendido para o Internato. Após análise da proposta de inscrição e currículo, o aluno será contactado através do e-mail informado no formulário. Se sua proposta de inscrição inicial for deferida, será agendada uma data para entrevista, na qual o aluno deverá trazer alguns documentos necessários para formalizar o Internato.

Documentos necessários para a entrevista:

- Carta de Apresentação assinada por representante competente da Instituição de Ensino da qual o aluno faz parte, informando o nome do aluno e número de matrícula, confirmando que o mesmo encontra-se devidamente matriculado no curso de Medicina, que cursa o Internato e que a Faculdade permite o Internato optativo externo no período pretendido pelo aluno;

- Cópia do RG (trazer original para conferência);

- Cópia do CPF (trazer original para conferência);

- 2 fotos 3x4;

- Fotocópia da apólice do seguro contra acidentes pessoais;

- Termo de Compromisso, caso a Faculdade possua modelo próprio para formalização de Internato externo.

OBS: A contratação de seguro contra acidentes pessoais é obrigatório para todos os alunos e poderá ser realizada em qualquer agencia bancária ou instituição, o ônus referente a contratação é de total responsabilidade do candidato e deverá abranger todo o período do estágio.

Preencha o formulário para o processo seletivo de Estágio em Internato de Medicina.

Para mais informações: internatoinfecto@ini.fiocruz.br

*Página atualizada em 16/08/2021

Voltar ao topoVoltar